Projetos > ANÁLISE DE INFLUÊNCIAS DOS USOS DE RECURSOS HÍDRICOS SOBRE AS VAZÕES DISPONÍVEIS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DAS VELHAS

Título do Projeto:  Análise da influência dos usos de recursos hídricos sobre as vazões disponíveis na bacia hidrográfica do rio das Velhas.

Termo de Referência com o detalhamento do Projeto (anexo)

Objeto do Contrato: Contratação de Pessoa Jurídica para elaborar estudo técnico para avaliar as outorgas de uso consuntivo de recursos hídricos e suas influências sobre as vazões disponíveis em sub bacias específicas da bacia hidrográfica do rio das Velhas.

Objetivo Geral: contratar uma consultoria (pessoa jurídica) para elaborar um levantamento de usuários de recursos hídricos e usos outorgados em regiões distintas da bacia hidrográfica do rio das Velhas.

Público contemplado: população da bacia hidrográfica do rio das Velhas.

Processo licitatório: Ato Convocatório Nº 002/2017 – encerrado em maio de 2017 (Acesse a página com a documentação de todas as etapas do processo).

Empresa contratada: IRRIPLAN ENGENHARIA LTDA.

Prazo de execução: 28/07/2017 – 27/01/2018 (06 meses)

Valor do contrato: R$ 648.114,66 (seiscentos e quarenta e oito mil cento e quatorze reais e sessenta e seis centavos)

Desenvolvimento do Projeto:  A empresa contratada deverá realizar, em um primeiro momento, um levantamento preliminar de como se encontram as informações relativas ao banco de dados de outorgas de recursos hídricos existente na bacia hidrográfica do rio das Velhas e, em seguida, proceder a sua atualização, cuja base de dados mais recente é de 2011.

A base de dados (shapefile) do SIGA Rio das Velhas será beneficiada por este estudo já que permitirá aos seus usuários acessarem e obterem informações recentes e consistentes, uma vez que, é atribuição da Contratada atualizar e consistir o banco de dados geográficos de outorgas existentes no SIGA Rio das Velhas.

Será também realizado um estudo que visa avaliar a evolução da concessão de outorgas na bacia hidrográfica do rio das Velhas nos últimos anos.

Serão realizadas visitas de campo com vistas ao recadastramento de usuários situados em áreas críticas com relação à disponibilidade hídrica no Alto Rio das Velhas, bacia do ribeirão da Mata, ribeirão Jequitibá, rio Picão, rio Bicudo e ribeirão Ribeiro Bonito. Ao final do trabalho será possível inferir quanto ao perfil dos usuários de recursos hídricos nas sub bacias citadas.

Produtos Previstos (download abaixo):

Produto 1 – Relatório de atualização de dados de outorga (anexo)