Semana do Rio das Velhas vai debater “cultura da escassez”

21/06/2015 - 15:37

Evento realizado pelo Comitê de Bacia acontece em Itabirito, no mês de julho

O Rio das Velhas, na Grande BH, entrou em estado de atenção no mês de maio porque apresentou baixa vazão em sete dias analisados. O manancial, de onde vêm 60% da água que chega às torneiras da capital e que vinha sendo mantido como uma das esperanças para o abastecimento na região, agora está com baixo volume, assim como os reservatórios Rio Manso, Serra Azul e Vargem das Flores. O estado de atenção antecede o estado de alerta, quando a vazão chega a 100% do índice Q7,10.

Essa é a atual realidade do Rio das Velhas que agoniza diante da crise hídrica que ainda assola o país. A situação é grave e por isso é preciso pensar políticas estratégicas para a Bacia do Velhas. Pensando nisso, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), realizará entre os dias 2 e 4 de julho de 2015, em Itabirito, a Semana do Rio das Velhas.

O tema deste ano é a ‘Cultura da Escassez’ que retratará não só o simbolismo cultural da água, mas a cultura de destruição e degradação social, ambiental, histórica e econômica do atual momento de crise hídrica nas bacias do rios das Velhas e São Francisco. O período de 2014-2015 foi marcado por pouca chuva que associada a uma má gestão levou a um ponto crítico a vazão da Bacia, em especial para a região metropolitana de Belo Horizonte. Por isso não pode faltar o debate, a análise do por quê chegamos a este ponto e, novas propostas para superar as ações e os paradigmas equivocados que nos levaram a esta situação.

O intuito é debater a cultura da escassez, a crise hídrica e os desdobramentos de toda essa situação e como ela afeta a Bacia do Rio das Velhas, essencial fonte de água da capital, Região Metropolitana e cidades da Bacia. O momento é de reflexão, pensar nos territórios e construir imaginários coletivos entre o Comitê, Subcomitês, parceiros e ambientalistas.

V Encontro de Subcomitês

Nos dias nos dias 02 e 03 de julho, em Itabirito, estarão reunidos coordenadores dos 16 subcomitês da Bacia do Rio das Velhas, diretoria do Comitê e convidados para discutir a situação atual, durante o V Encontro de Subcomitês.

A proposta do Encontro é aprimorar a gestão do Comitê em prol do fortalecimento dos subcomitês. “Os subcomitês conseguiram uma crescente inserção na política, nas ações e nas intervenções em desenvolvimento no seu território de trabalho. Assim, podemos entendê-los como instrumentos de gestão participativa”, afirmou o presidente do CBH Velhas, Marcus Vinicius Polignano.

comites

Imagens de arquivo

Projeto Amigos do Rio

Ainda durante a Semana do Rio das Velhas será realizado um treinamento teórico-prático de monitoramento das águas dos rios, com 20 participantes do projeto Amigos do Rio, pessoas selecionadas ao longo da Bacia do Rio das Velhas. O treinamento acontecerá em Itabirito, no dia 3 de julho.
Os participantes serão capacitados e formarão uma rede de informação ao longo da Bacia, através de contato telefônico, registro fotográfico, preenchimento de fichas e utilização do Manual de Orientação para procedimentos envolvendo mortandade de peixes. Os Amigos do Rio são pessoas que têm contato diário com o Rio das Velhas. Eles atuam como parceiros alertando sobre alterações na aparência da água, ocorrência de mortandades de peixes e auxiliando no levantamento de dados básicos da qualidade das águas.

amigos

Imagens de arquivo

FestiVelhas

A 5ª edição do FestiVelhas acontecerá no dia 04 de julho, encerrando as atividades da Semana do Rio das Velhas. A cultura expressa através palestras, apresentações artísticas e oficinas propõe o protagonismo de todos.

O Festivelhas será aberto ao público e contará com a participação de artistas, agentes culturais, professores e estudantes, no intuito de promover a preservação e a discussão da diversidade cultural em tempos de escassez. O evento consistirá em uma reflexão sobre a cultura da bacia, traçando um histórico que permita compreender como se chegou à situação atual do Rio das Velhas.

festivelhas

Imagens de arquivo

Serviço

Semana do Rio das Velhas
02 a 04 de julho, Itabitiro – MG.

V Encontro de Subcomitês
Data: 02 e 03 de julho
Local: Balneário Rio de Pedras, Itabitiro – MG.

Capacitação Projeto Amigos do Rio
Data: 03 de julho
Local: Balneário Rio de Pedras, Itabitiro – MG.

“Festivelhas: Cultura da Escassez”
Data: 04 de julho
Local: Parque Ecológico de Itabirito, Itabitiro – MG.
Aberto ao público. Entrada franca.

Assessoria de Comunicação – CBH Rio das Velhas
(31) 3222 8350 / (31) 8892 1800
www.cbhvelhas.org.br
comunicacao@cbhvelhas.org.br