Título do Projeto: Revitalização da microbacias na UTE Nascentes.

Termo de Referência com o detalhamento do Projeto: clique para fazer o download do Termo de Referência.

Objeto do Contrato: Contratação de serviços especializados para a revitalização de quatro microbacias inseridas na bacia hidrográfica do Rio das Velhas e na APA das Andorinhas.

Objetivo Geral: O objetivo geral do projeto é promover a recuperação hidroambiental da UTE Nascentes, em Ouro Preto/MG, mais especificamente nas bacias dos córregos do Andaime, Jequeti, Afogador e São Bartolomeu, a partir da proposição de intervenções para as áreas identificadas e mapeadas como críticas, assim como a especificação das técnicas mais compatíveis com os cenários levantados. As técnicas em questão são voltadas para a recuperação de áreas degradadas e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, com vistas à melhoria da qualidade e da quantidade das águas.

Público contemplado: Comunidade local, bem como usuários e proprietários de terrenos localizados nas microbacias selecionadas.

Processo licitatório: Ato Convocatório Nº 004/2017 – encerrado em junho de 2017 (Acesse a página com a documentação de todas as etapas do processo)

Empresa contratada: Neogeo Engenharia Ltda.

Prazo de execução: 18/07/2017 – 18/04/2017 (nove meses).

Valor do contrato: R$ 504.783,28 (quinhentos e quatro mil setecentos e oitenta e três reais e vinte e oito centavos).

Desenvolvimento do Projeto: Na UTE Nascentes, as bacias a serem protegidas, localizadas no município de Ouro Preto, vêm sofrendo grandes impactos, decorrentes sobretudo do carreamento de sedimentos em estradas vicinais e da erosão laminar em pastagens. As ações previstas consistem em implantação de bacias de contenção em estradas vicinais, terraceamento em área de pastagem; implantação de cordões em contorno em área de pastagem; reflorestamento de matas ciliares; recuperação de áreas degradadas com focos de erosão mais desenvolvidos; mapeamento/cadastro das formas de disposição final dos efluentes domésticos da Comunidade Maciel; e desenvolvimento de trabalho de mobilização social, educação ambiental e capacitações, a fim de divulgar a importância das intervenções a serem realizadas e disseminar técnicas e práticas de recuperação e conservação ambiental, bem como de manutenção das estruturas implantadas.

Produtos Previstos (download abaixo):

Produto 1 – Plano de Trabalho

Produto 2 – Relatório de Locação (RL) das intervenções:

Produto 3 – Relatórios “As built”

Relatórios Mensais – Mobilização Social