O III Encontro Internacional de Revitalização de Rios e o I Encontro das Bacias Hidrográficas de Minas Gerais objetivam apresentar as melhores experiências sobre a preservação e revitalização de rios no mundo. E para iniciar o ciclo de palestras, Robert Mason Hughes abordará a integridade biótica do Rio Willamette, em Oregon (EUA), na manhã desta terça – feira (28).

Historicamente, os peixes do Rio Willamette sofriam com os impactos gerados pelas alterações de canais e pelo regime de barragens, que estavam atrapalhando a integridade dos peixes nativos. Visando a recuperação do ecossistema, foram adotadas medidas para a recuperação e revitalização do Rio, como o tratamento de resíduos e a diminuição de peixamentos. Ao longo do tempo, essas medidas tomadas, juntamente, com a elaboração de novas leis e regulamentos para a proteção ambiental, e ações coletivas de diversos órgãos públicos e privados proporcionaram um Rio de melhor qualidade.

Palestrante: Prof. Dr. Robert Mason Hughes é Doutor em Engenharia de Pesca pela Universidade Estadual de Oregon, Mestre em Conservação e Planejamento de Recursos e graduado em Psicologia & Biologia pela Universidade de Michigan. Trabalhou na Agência de Proteção Ambiental dos EUA por 32 anos, dedicando-se particularmente a estudos e avaliações de ecossistemas aquáticos regionais e nacionais. Atualmente dedica parte de seu tempo trabalhando no Amnis Opes Institute com avaliações biológicas de riachos, lagos e rios na Europa, no Brasil e na China. Dr Robert já recebeu vários prêmios por reconhecimento a sua produção científica.

O encontro – O III Encontro Internacional de Revitalização de Rios e o I Encontro das Bacias Hidrográficas de Minas Gerais objetivam apresentar as melhores experiências sobre a preservação e revitalização de rios no mundo, tanto no campo quanto na cidade – dentro da concepção sistêmica de bacia hidrográfica, evidenciando, ainda, esta realidade no estado de Minas Gerais. O evento, que será realizado no Minascentro, em Belo Horizonte, entre os dias 28 e 30 de novembro, contará com a presença de importantes nomes da academia nacional e internacional, que pesquisam temas sobre a revitalização de rios em todo o mundo. Podem participar das palestras estudantes, gestores públicos, membros de comitês de Bacia Hidrográficas, ONGs, acadêmicos e público em geral.

Mais informações:
revitaliza@cbhvelhas.org.br

Categorias: --Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

--Notícias

Confira o vídeo de encerramento do III Encontro Internacional de Revitalização de Rios e o I Encontro das Bacias Hidrográficas de Minas Gerais

O III Encontro Internacional de Revitalização de Rios e I Encontro das Bacias Hidrográficas de Minas Gerais foram encerrados, na tarde do dia 30 de novembro, com a apresentação de documentos e encaminhamentos que resultaram Leia mais…

--Notícias

Palestra 23: ‘A sociedade na luta pelas águas: Gandarela’

Palestrante: Maria Tereza Corujo (Teca) Representando a sociedade civil, Maria Tereza Corujo, mais conhecida como Teca, da Unidade Territorial Estratégica (UTE) Águas do Gandarela e conselheira do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas Leia mais…

--Notícias

Palestra 22: ‘Estudo hidrogeologico da aba oeste do Sinclinal Moeda – Metodologias e avaliações’

Palestrante: Danilo Almeida Danilo Almeida, da Water Services Brasil, apresentou um Estudo hidrogeológico da aba oeste do Sinclinal Moeda – sistema montanhoso com grandes reservas de água subterrânea que começa ao sul de Belo Horizonte, Leia mais…