Alessandro Borsagli

Graduado e mestrando em Geografia pela PUC-MG, Alessandro é pesquisador atuante nas áreas relacionadas ao espaço urbano com ênfase em Geografia Urbana e História das Cidades, no que diz respeito ao processo de desenvolvimento, de urbanização e requalificação do espaço. Borsagli também é autor dos livros Rios Invisíveis da Metrópole Mineira; Belo Horizonte em pedaços: fragmentos de uma cidade em eterna construção e Turbulenta modernidade: o Art déco em Belo Horizonte 1930-1950.

Alice Lorentz de Faria Godinho

É graduada em Matemática, especialista em Orientação Social e Educação e Gestão Ambiental. É presidente interina do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Rio Mucuri; membro da CTPLAN do Conselho Estadual de Recursos Hídricos e representa as entidades civis ambientalistas no Conselho de Administração do IGAM. Godinho recebeu diversos prêmios de reconhecimento pelos serviços prestados às questões ambientais como os da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, da Câmara Municipal de Teófilo Otoni, Comando Geral da Polícia Militar e Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade e Amor à Natureza.

Antônio Eustáquio Vieira 

Possui formação em Ciências Biológicas e é especialista em Educação Ambiental, Gestão Ambiental, Gestão de Cidades e Ambientes Urbanos. Atualmente, está cursando Pós Graduação em Petróleo e Gás e Segurança do Trabalho.

Dra. Andréa Azevedo

É bióloga pela UFMT e PhD em Desenvolvimento Sustentável pela UNB. Tem experiências nacionais e internacionais em políticas e gestão da agricultura e do meio ambiente, políticas públicas e ambientais nas áreas rurais, mudanças climáticas e desenvolvimento regional. Foi diretora do Instituto de Pesquisas Ambientais da Amazônia (IPAM). Atualmente, Andréa é diretora de Desenvolvimento Institucional da Renova.

Me. Anivaldo de Miranda

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é alagoano, jornalista e ambientalista. Anivaldo é Mestre em Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, membro do Conselho Editorial da revista Política Democrática, editada pela Fundação Astrogildo Pereira, de Brasília (DF) e colaborador da revista Chico. É autor do livro “Alienação: a nova cara da informação”, lançado pela Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), em 1998.

Me. Carlos Bernardo Mascarenhas Alves

É graduado em Ciências Biológicas (1989) e Mestre em Ecologia (Conservação e Manejo da Vida Silvestre) pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (1995). Atualmente é responsável técnico pela Bio-Ambiental Consultoria Ltda, biólogo/pesquisador do Projeto Manuelzão da UFMG, membro do Centro de Transposição de Peixes da UFMG. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Comunidades de Peixes, atuando, principalmente, nos seguintes temas: ictiofauna, comunidades de peixes, inventários ictiofaunísticos, migrações/telemetria e peixes do estado de Minas Gerais (principalmente nas bacias dos rios São Francisco, das Velhas e Paraopeba).

Cléa Amorim de Araújo 

Possui formação técnica em Agropecuária; Magistério e Serviço Social. Atualmente é presidente do Comitê JQ2 – Bacia Hidrográfica do Rio Araçuaí e membro efetivo nas seguintes entidades: Conselho Consultivo da Educação do Campo/ UFMG; Conselho Municipal da Mulher; CODEMA/Araçuaí; CMDRS de Novo Cruzeiro e Caraí/MG; Comissão das Águas do Estado MG; Comissão Executiva ASA /MG.

Prof. Dra. Cristiana Losekann

É doutora em Ciência Política e professora de Ciência Política da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Tem produzido pesquisas sobre: processos de participação na política ambiental no Brasil; a mobilização do direito como repertório de ação coletiva em conflitos socioambientais na América Latina; os efeitos do uso de recursos judiciais para mobilizações sociais e para a produção de mudanças institucionais. Atualmente, Losekann coordena o Organon - Núcleo de estudo, pesquisa e extensão em mobilizações sociais da UFES. 

Me. Danilo Almeida 

É graduado em geologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e é mestre em Recursos Hídricos pelo DESA-UFMG. Atualmente, compõe o corpo técnico da Water Services Brasil. Já trabalhou na Copasa com a definição de fontes de produção de água e locação de poços tubulares. Também atuou como consultor em trabalhos de modelamento matemático de aquíferos, cadastramentos de nascentes e projetos de rebaixamento do nível d'água para mineração.

Prof. Dr. Demétrius David da Silva 

Professor Titular do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 1. Silva é Engenheiro Agrônomo com Mestrado e Doutorado em Recursos Hídricos e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Viçosa e Pós-Doutorado no Hydrologic Modeling Lab - University of Florida (EUA), no período de 2015 a 2016.Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos e Conservação de Solo e Água, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de recursos hídricos, modelagem ecohidrológica, escoamento superficial, erosão hídrica e modelagem hidrológica.

Me. Giuseppe Campos Vicentini

Possui graduação em Engenharia Civil e mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela UFMG. Atualmente, Vicentini é analista de Infraestrutura do Ministério do Planejamento, em exercício na Fundação Nacional de Saúde – FUNASA. Giuseppe foi engenheiro da Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA, entre 2004 e 2012.

Me. Gustavo Malacco 

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Engenharia Florestal (área de conservação: Manejo Ambiental) pela Universidade Federal de Lavras. Pesquisador na área de Biologia da Conservação, desenvolvida a partir de experiência com manejo de Unidades de Conservação e Ornitologia. Experiência consolidada em redes ou fóruns, articulação, diálogo político e negociação, em representações pelo terceiro setor em colegiados ambientais e de recursos hídricos, em nível municipal, estadual (MG) e federal. Atualmente é conselheiro nos Comitês de Bacias Hidrográficas dos rios Paranaíba e Grande pela ONG Associação para a Gestão Socioambiental do Triângulo Mineiro.

João Suassuna

Engenheiro Agrônomo e pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco. É especialista em questões de hidrologia do Semiárido. Autor de diversos livros e artigos sobre a questão, Suassuna destaca-se por apresentar propostas concretas para mudar a relação do homem nordestino com seu ambiente natural. Defensor da ideia de que não é necessário transformar o Semiárido, mas sim se adaptar a ele, João Suassuna propõe inovações para a prática de convivência na agricultura, pecuária e, sobretudo, uso da água na região. Destaca-se também por seu conhecimento sobre o rio São Francisco, posicionando-se contrário à transposição de suas águas.

Joceli Jaison José Andrioli 

É Pedagogo pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS, especialista em Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e técnico em Agropecuária com ênfase em Agroecologia. Joceli foi um dos atingidos pela Barragem de Itá- SC.  Atualmente, Joceli reside em Belo Horizonte, é membro da coordenação nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MBA) e acompanha a criação do Movimento dos Atingidos por Barragens - ES.

PhD. José Carlos Mierzwa

Pós-doutorado na Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas de Harvard, Doutorado pela Escola Politécnica da USP, Mestrado pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). É professor no Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Escola Politécnica da USP, coordenador técnico do Centro Internacional de Referência em Reúso de Água - POLI/USP e coordenador do Curso de Engenharia Ambiental da Escola Politécnica. Possui atuação no desenvolvimento de projetos de sistemas de conversação e reúso de água para indústrias e áreas urbanas e sistemas de tratamento de água e efluentes por processos de separação por membranas. Mierzwa é autor do livro Água na Indústria - Uso Racional e Reúso (2005), participante na produção do Manual de Conservação e Reúso de Água para o Setor Industrial, publicado pela FIESP e outro pela FIRJAN, além de outras publicações relacionadas ao tema de reúso de água.

Prof. Dr. José Cláudio Junqueira Ribeiro

 É graduado em Engenharia Civil com Especialização em Saneamento pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em saneamento e Urbanismo pela Escola Nacional de Saúde Pública da França e Doutor em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela UFMG. Foi pesquisador pleno da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais - CETEC e da Fundação Estadual de Meio Ambiente - FEAM, tendo ocupado cargos dirigentes por diversas vezes e professor da Faculdade de Engenharia da FUMEC, atividades que exerceu por 35 anos, tendo se aposentado. Atualmente é professor e pesquisador no Curso de Mestrado em Direito Ambiental e Sustentabilidade da Escola Superior Dom Helder Câmara.

Prof. Dr. José Francisco Gonçalves Júnior

Possui graduação em Ciências Biológicas  (1995) e mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Possui doutorado em Ecologia (Conservação e Manejo da Vida Silvestre) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atualmente é professor adjunto no departamento de Ecologia da Universidade de Brasília, avaliador do Sistema Nacional de Educação Superior do Ministério da Educação, pesquisador associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Limnologia, atuando, principalmente, nos seguintes temas: decomposição de detritos vegetais em ecossistemas aquáticos, dinâmica de matéria orgânica vegetal em região ripária, macroinvertebrados bentônicos, chironomidae, bioindicadores, ecossistemas lóticos amazônicos e avaliação de impactos ambientais.

Leonardo Deptulski

É formado em Engenharia Industrial Mecânica e Ciências Contábeis, foi prefeito de Colatina por dois mandatos, é servidor efetivo da Secretaria de Fazenda do Espírito Santo e presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Doce.

Prof. Dr. Marcos Von Sperling

Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutor em Engenharia Ambiental pelo Imperial College, em Londres. Possui experiência de 38 anos na área de tratamento de esgotos e controle da poluição das águas. É professor titular do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Minas Gerais, autor de diversos livros, trabalho e de textos publicados em anais de eventos e em periódicos científicos.

Prof. Dr. Marcus Vinícius Polignano

É presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas e coordenador do Projeto Manuelzão (UFMG). Mestre em Epidemiologia (1992) e Doutor em Pediatria Social pela UFMG (2001). Atualmente, Polignano é professor associado do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG. Tem experiência na área de Medicina Preventiva e Social, com ênfase em saúde coletiva, atuando principalmente nas áreas de extensão e pesquisa relacionadas a saúde e ambiente.

Maria de Fátima Chagas

É formada em engenheira civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui pós-graduação em engenharia hidráulica pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Foi consultora de recursos hídricos em empresas públicas e privadas. Atuou como gerente executiva da Agência Nacional de Águas, secretária adjunta de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e diretora da Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente. 

Profa. Dra. Maria João Feio

Possui doutorado em Biologia, especialidade em Ecologia, pela Universidade de Coimbra, Portugal (2005). Dedica-se ao estudo das águas doces, mais especificamente ao monitoramento em larga-escala com bioindicadores; estudos de padrões de comunidades e relação com condições abióticas; indicadores funcionais e influência das alterações climáticas sobre os ecossistemas aquáticos.

Maria Teresa Viana de Freitas Corujo

Graduada em Pedagogia, Teca é especialista em Educação Ambiental, Sustentabilidade e Agenda 21 pelo Centro de Ecologia Integral/Faculdade Metropolitana de Belo Horizonte. Possui mais de 15 anos de atuação como ambientalista. Participou do Movimento Artístico, Cultural e Ambiental de Caeté – MACACA e desde 2007 integra a coordenação do Movimento pelas Serras e Águas de Minas (MovSAM) e do Movimento pela Preservação da Serra do Gandarela. É conselheira do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas e do Subcomitê Águas do Gandarela. Foi conselheira da Câmara Normativa Recursal, do Plenário e da Unidade Regional Colegiada do Rio das Velhas e é conselheira titular na Unidade Regional Colegiada do Rio das Velhas e na Câmara Técnica Especializada de Atividades Minerárias, representando a Ong Fórum Nacional da Sociedade Civil em Comitês das Bacias Hidrográficas (Fonasc-CBH).

Me. Matheus Machado Cremonese

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e licenciatura em História pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES JF). Matheus é mestre em Gestão do Espaço Urbano pela Universidade Federal Fluminense de Niterói (UFF). Atualmente, preside o Comitê da Bacia Hidrográfica Preto e Paraibuna e é vice-presidente do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul. Cremonese é também professor nos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Civil da Faculdade Doctum, em Juiz de Fora/MG e conselheiro do COMDEMA Juiz de Fora e do Conselho Gestor do Parque Estadual do Ibitipoca, em Lima Duarte, em Minas Gerais.

Prof. Dr. Paulo dos Santos Pompeu

Possui graduação em Ciências Biológicas, mestrado em Ecologia e doutorado em Meio Ambiente Saneamento e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, é professor associado da Universidade Federal de Lavras. Pompeu tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Aplicada à Conservação de Ambientes Aquáticos, atuando, principalmente, nos seguintes temas: ecologia de peixes, impacto ambiental, usinas hidrelétricas, vazões ecológicas e recursos hídricos. 

Paulo Roberto Machado Carvalho 

Possui graduação em Engenharia Agronômica e especialização em Manejo e Administração Florestal pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente, é consultor ambiental. Também é vice - presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Rio Grande e conselheiro efetivo da unidade colegiada da Supram Sul de Minas.

Prof. Dr. Robert Mason Hughes

Doutor em Engenharia de Pesca pela Universidade Estadual de Oregon, Mestre em Conservação e Planejamento de Recursos e graduado em Psicologia & Biologia pela Universidade de Michigan. Trabalhou na Agência de Proteção Ambiental dos EUA por 32 anos, dedicando-se particularmente a estudos e avaliações de ecossistemas aquáticos regionais e nacionais. Atualmente dedica parte de seu tempo trabalhando no Amnis Opes Institute com avaliações biológicas de riachos, lagos e rios na Europa, no Brasil e na China. Hughes já foi presidente da American Fi sheries Society - AFS, (2013-2014), da Divisão de Pesca Internacional da AFS (2015-2016), da Regional Oeste da AFS (2006-2007), da Divisão de Qualidade de Água da AFS (1999-2001) e da Regional de Oregon da AFS (1994-1995). É membro da Society for Freshwater Science. Já recebeu prêmios vários prêmios por reconhecimento a sua produção científica. Hughes é membro do Conselho Consultivo da Benthological Society da Ásia (2014-2018) e presidente do Conselho Consultivo do FLUVIO - Programa de Gestão e Recuperação de Rios na Universidade Técnica de Lisboa, Portugal (2014-2018). Foi membro da Equipe de Ciências Multidisciplinares Independentes do Conselho de Melhorias em Bacias de Oregon (2004-2016), presidente do Comitê de Políticas e Ciências da North American Benthological Society (2002-2011) .

Me. Roberto Andrés

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG - (2005) e mestrado em Arquitetura pela UFMG (2008). Foi um dos criadores da plataforma BIM bim.bon, com mais de 100.000 usuários no país. É professor assistente na UFMG. Foi pesquisador da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais, sócio fundador do Instituto Maria Helena Andrés. Editor de PISEAGRAMA: Espaço Público Periódico (www.piseagrama.org) e pesquisador do grupo Cosmópolis (CNPQ).

Rubens Filho 

É jornalista formado pela Universidade de Taubaté (SP) com experiências em comunicação de órgãos públicos do interior de São Paulo e jornalismo cultural pela Europa. Desde o segundo semestre de 2013, coordena a comunicação do Instituto Trata Brasil, trabalhando diretamente com as estratégias de divulgação dos estudos e projetos sociais, além de ser conferencista e palestrante de eventos de saneamento básico para governos estaduais, municipais, federal e universidades por todo o Brasil.

Sebastian Monsalve Gomez

Arquiteto pela Universidade Nacional da Colômbia, Gomes está cursando Mestrado em Arquitetura da Modernidade pela mesma instituição. É co-fundador da Oficina Latitutud. Gomez compreende a Arquitetura como uma relação entre território e espaço construído, propiciando uma relação social, em que as comunidades locais se apropriem dos lugares. Sebastian Gomez possui trabalhos premiados, como o primeiro lugar na categoria áreas recreativas, concedido durante a II Bienal Latino-Americana de Arquitetura de Paisagens, por meio do projeto  Parque Botânico Rio Medellín, e ainda, Gomez possui uma série de projetos desenvolvidos na área de Arquitetura na Colômbia como o Projeto do Parque de Artes e Ofícios  (2012); o  Projeto Arquitetônico do Parque Carmen de Vibora (2014), o desenvolvimento do  Parque Verde EPM, em Medelín ( 2015), dentre tantos outros.

Wagner Soares Costa

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras (1970), pós graduação em Gestão Ambiental e especialização em Produção Mais Limpa. Atualmente, é gerente de Meio Ambiente da Fiemg -Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais. Wagner também é professor assistente de Planejamento e Gestão Ambiental, no Curso de Administração da Faculdade Promove de Belo Horizonte. Ex-professor assistente de Economia Agrícola da Faculdade Newton Paiva. É membro dos Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios: São Francisco e Paraíba do Sul.

Profa. Dra. Yvonilde Medeiros

É Doutora em Hidrologia pela Universityof Newcastle Upon Tyne - UK (1994), Mestre em Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (1984) e graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (1975). Yvonilde é Professora Associado da Universidade Federal da Bahia, locada na Escola Politécnica, no Departamento de Engenharia Ambiental; professora do Mestrado em Meio Ambiente, Águas e Saneamento - MAASA e professora do Doutorado Centro Interdisciplinar de Energia e Ambiente. Medeiros também coordena o Curso de Especialização em Segurança de Barragens e o Grupo de Pesquisa em Gestão de Recursos – GRH. Yvonilde é membro titular, representante de Ensino do Estado da Bahia, no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Foi pesquisadora produtividade do CNPq. por 36 meses.