O CBH Rio das Velhas – O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas foi criado pelo Decreto Estadual 39.692, de 29 de junho de 1998. É composto por 56 membros entre poder público, usuários de recursos hídricos e sociedade civil. O objetivo da entidade é de promover, no âmbito da gestão de recursos hídricos, a viabilização dos programas de investimentos e consolidação da política de estruturação urbana e regional, visando ao desenvolvimento sustentado da bacia. Em 2017 o CBH Rio das Velhas lançou o Programa Revitaliza Rio das Velhas, a ser a executado em parceria entre o CBH Rio das Velhas, órgãos públicos e a sociedade civil. Para esse programa, o CBH Rio das Velhas prevê um investimento total de 50 milhões de reais até 2020, priorizando três áreas de atuação: a recuperação de passivo ambiental com tratamento de esgotos e melhoria de qualidade de vida das comunidades, a preservação e produção de água e também a gestão ambiental e participação social.


No dia 29 de agosto de 2017, a Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) assinou o Termo de Adesão ao programa ‘Revitaliza Rio das Velhas’ – pacto pela recuperação e preservação da bacia.Segundo informações, o Governo de Minas Gerais, por meio da Copasa, irá investir R$ 530 milhões nos próximos cinco anos em obras de saneamento nos municípios de sua concessão que fazem parte da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas. As intervenções da Copasa contemplam obras de ampliação da coleta, interceptação e tratamento de esgotos, além de investimentos em programas ambientais, com ações de mobilização, proteção e conservação de mananciais nos municípios.

A Copasa – é uma empresa de economia mista e a sua principal atividade é a prestação de serviços em abastecimento de água, esgotamento sanitário e resíduos sólidos. A empresa atua em 626 municípios mineiros. 


No dia 11 de julho de 2017, a Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) formalizou os compromissos que assumirá em prol da recuperação e preservação do Rio das Velhas com a assinatura do Termo de Adesão ao programa ‘Revitaliza Rio das Velhas’, junto ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas. Na parceria a entidade irá orientar, sensibilizar e mobilizar a indústria mineira em favor das ações de recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas.

A Fiemg – tem o objetivo de contribuir com o desenvolvimento sustentável e a competitividade das indústrias instaladas no estado, bem como para o aumento e fortalecimento do associativismo. Por meio de regionais distribuídas estrategicamente, a FIEMG atende às demandas da indústria mineira em todos os municípios de Minas Gerais. 


No dia 04 de setembro de 2017, o Instituto Espinhaço formalizou seus compromissos de conservação e recuperação da bacia com a assinatura do Termo de Adesão ao Programa ‘Revitaliza Rio das Velhas’, junto ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas. A parceria se dá a partir do Projeto ‘Plantando o Futuro – Semeando Floresta, Colhendo Águas na Serra do Espinhaço’, iniciativa que visa o plantio de 3 milhões de árvores – 1 milhão delas somente na Bacia do Rio das Velhas – para a recuperação de 40 mil nascentes, 6 mil hectares de mata ciliar e 2 mil hectares de áreas degradadas, até o final de 2018.

Os municípios pertencentes à bacia do Rio das Velhas que serão atendidos pelo projeto são: Caeté, Nova União, Taquaraçu de Minas, Congonhas do Norte, Presidente Kubitscheck, Presidente Juscelino, Gouveia, Datas, Santo Hipólito, Monjolos, Ouro Preto, Itabirito, Rio Acima, Nova Lima, Raposos, Sabará, Jaboticatubas, Santana do Riacho, Buenópolis, Augusto de Lima, Santana do Pirapama, Lassance e Várzea da Palma.

O Instituto Espinhaço – Biodiversidade, Cultura e Desenvolvimento Socioambiental é uma ONG sem fins lucrativos, que atua com projetos estratégicos de desenvolvimento sustentável no território brasileiro. O Instituto possui mais de 70 membros, em seis estados brasileiros (MG, DF, RJ, SP, RS, GO) e em nove países, além do Brasil: Suíça, Alemanha, França, Portugal, Estados Unidos, Espanha, Índia, China e Itália.