Loading...

A CAMPANHA

Rio das Velhas Eu Faço Parte

Mais de 5 mil piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento são despejadas na natureza diariamente no Brasil. Dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento revelam que a ausência de acesso à água tratada atinge quase 35 milhões de pessoas e 100 milhões de brasileiros não têm acesso à coleta de esgoto, refletindo em centenas de pessoas hospitalizadas por doenças de veiculação hídrica.

Na Bacia Hidrográfica o cenário não é muito diferente: 16 municípios de um total de 51 no território não possuem coleta e nem tratamento de esgoto. O lixão é a destinação final de resíduos sólidos que predomina na Bacia: ocorre em 14 municípios (33% do total).

Com o objetivo de jogar luz sobre as deficiências de saneamento na Bacia Hidrográfica, mobilizar a sociedade e inspirar a pactuação entre os diversos setores sobre a meta de sanear 100% do território, o CBH Rio das Velhas lança a campanha de comunicação e mobilização social 2023: Rio das Velhas Eu Faço Parte: Saneamento já!

Saneamento já!



O saneamento básico é um direito garantido pela Constituição, e uma ferramenta estratégica essencial para o desenvolvimento da qualidade de vida no país. Além de essencial para a saúde das pessoas, o saneamento é vital para a sustentabilidade dos nossos rios, que hoje sofrem com toneladas de dejetos despejados em suas águas diariamente.

A ausência de saneamento deixa sequelas profundas na sociedade. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a qual parte significativa está inserida na Bacia do Rio das Velhas e onde vive 30% da população do Estado, os dados são aterrorizantes:



• 658 mil pessoas (10,9% da população) não têm acesso à água;
• 1.152.344 de pessoas (19,1% do todo) não têm coleta de esgoto;
• 117.181,35 mil m³ de esgoto não tratado por ano;
• 772 internações totais por doenças de veiculação hídrica ao ano;
• 7 óbitos por doenças de veiculação hídrica ao ano;
• R$ 2.887,95 mês: Renda das pessoas com saneamento;
• R$ 1.256,51 mês: Renda das pessoas sem saneamento;
• 9,89 anos de educação formal: Escolaridade das pessoas com saneamento;
• 6,35 anos de educação formal: Escolaridade das pessoas sem saneamento.



Fonte: Instituto Trata Brasil

4 pilares do saneamento

Ao contrário do que comumente se pensa, o saneamento básico não se restringe ao esgotamento sanitário. Quatro modalidades distintas e complementares integram o conceito de saneamento:

Tratamento e distribuição de água potável

A bacia do Rio das Velhas possui um índice de atendimento urbano de água de 93,4% – maior até do que o índice brasileiro, que é de 91,4%. Alguns municípios, contudo, registram dados preocupantes: Jaboticatubas tem cobertura de apenas 78,4%. Em Monjolos a situação é ainda pior: 66,8%.

Coleta e tratamento de esgoto

Dos 38 municípios da bacia que declararam dados ao SNIS (Sistema Nacional de Informações em Saneamento), 16 não possuem coleta e nem tratamento de esgoto. São eles: Araçaí, Augusto de Lima, Baldim, Buenópolis, Capim Branco, Confins, Congonhas do Norte, Inimutaba, Jaboticatubas, Jequitibá, Monjolos, Nova União, Presidente Juscelino, Santana do Riacho, Santo Hipólito e Taquaraçu de Minas.

Drenagem urbana das águas pluviais

A bacia do Rio das Velhas conta com significativa poluição difusa derivada da drenagem de sua extensa mancha urbana, que compromete em muito a qualidade de suas águas. O Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia aponta como uma das principais metas para a recuperação do território a redução da contaminação de origem urbana relacionada ao carreamento de sedimentos e contaminantes pela rede de drenagem pluvial.

Coleta e destinação correta dos resíduos sólidos

O lixão é a destinação final de resíduos sólidos que predomina na Bacia: ocorre em 14 municípios (33% do total). O chorume gerado nessas áreas não é recolhido nem tratado: ele penetra na terra e contamina o lençol freático. Apenas Belo Horizonte, Buenópolis, Caeté, Contagem, Itabirito, Lagoa Santa, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Raposos, Rio Acima e Sabará possuem aterro sanitário regularizados, correspondendo 26% do total de municípios com sede na bacia.

Fonte: Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (2010)

Piraju dá a letra!

O peixe Dourado (Salminus franciscanus), nativo deste território, é considerado o símbolo da bacia do Rio das Velhas. Em 2022, o Comitê criou uma votação popular aberta na internet que batizou o personagem como Piraju.

Este ano, a ideia é que o Piraju conduza a estratégia, especialmente nas redes sociais, para tratar do assunto de maneira leve, atingindo novos públicos. A ideia é criar uma editoria em que o Piraju dá dicas e informações relacionadas ao saneamento na Bacia do Rio das Velhas.

NOTÍCIAS E PODCASTS

Drenagem e manejo das águas pluviais: Momento Rio das Velhas 59 integra campanha e fala mais sobre o tema

14/08/2023 8:55

Se engana quem acha que saneamento básico diz respeito somente a esgotamento sanitário. A drenagem e manejo das pluviais, juntamente com o [...]

LEIA

Comitê lança vídeo oficial da campanha ‘Rio das Velhas Eu Faço Parte: Saneamento Já’. Confira!

11/08/2023 15:15

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) lança, de forma oficial, o vídeo institucional da campanha de mobilização [...]

LEIA

Repactuação tarifária atenua as agruras da privatização do saneamento em Ouro Preto

01/08/2023 10:45

Ouro Preto é um dos municípios mineiros que optou por conceder ao setor privado os serviços essenciais de saneamento básico. O contrato de [...]

LEIA

Momento Rio das Velhas 56 já está disponível e fala sobre abastecimento de água na Bacia

11/07/2023 10:45

No Brasil, ainda hoje cerca de 35 milhões de pessoas, quase 16% da população, não usufruem desse direito básico e essencial. E a desigualdade é [...]

LEIA

Momento Rio das Velhas 55 é mais um que integra a Campanha ‘Rio das Velhas Eu Faço Parte: Saneamento Já!’ e fala sobre o gerenciamento dos resíduos sólidos

20/06/2023 8:45

Os Resíduos Sólidos são um grande problema das cidades. O Brasil é o quarto país em produção de Resíduos no mundo, sendo que, em 2020, quase 21 [...]

LEIA

Saneamento Rural: um tiro no escuro

02/06/2023 12:45

Marcado por um apagão de dados e pelo lugar secundário em relação aos investimentos de infraestrutura urbana, o saneamento básico rural chega a [...]

LEIA