Anualmente, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) desenvolve uma campanha institucional de comunicação e mobilização social com o objetivo de visibilizar um tema de relevância para o contexto de proteção do rio, e que seja abraçado pela comunidade da bacia hidrográfica de forma geral.
Rio das Velhas, Eu Faço Parte!
Com o objetivo de destacar os principais fatores de pressão que têm impactado gravemente o Rio das Velhas em quantidade e qualidade de águas, mobilizar a sociedade e visibilizar a necessidade urgente de incorporar a revitalização do Rio das Velhas na agenda político-institucional mineira, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) lança a sua mais nova campanha institucional de comunicação e mobilização social: Rio das Velhas Eu Faço Parte.
Mais de 5 mil piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento são despejadas na natureza diariamente no Brasil. Dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento revelam que a ausência de acesso à água tratada atinge quase 35 milhões de pessoas e 100 milhões de brasileiros não têm acesso à coleta de esgoto, refletindo em centenas de pessoas hospitalizadas por doenças de veiculação hídrica.
Na Bacia Hidrográfica o cenário não é muito diferente: 16 municípios de um total de 51 no território não possuem coleta e nem tratamento de esgoto.
Em meio a esse contexto, o CBH Rio das Velhas lança em 2023 a campanha de comunicação e mobilização social ‘Rio das Velhas, Eu Faço Parte: Saneamento Já’. A iniciativa tem como objetivo jogar luz sobre as deficiências de saneamento na Bacia Hidrográfica, mobilizar a sociedade e inspirar a pactuação entre os diversos setores sobre a meta de sanear 100% do território.
A Campanha também se dedicará a expor problemas e desafios cotidianos que os municípios (responsáveis pelo saneamento nos territórios) enfrentam, os PMSBs financiados pelo CBH Rio das Velhas e como obter recursos junto à União.
O peixe Dourado (Salminus franciscanus), nativo deste território, é considerado o símbolo da bacia do Rio das Velhas. Em 2022, o Comitê criou uma votação popular aberta na internet que batizou o personagem como Piraju.
Este ano, a ideia é que o Piraju conduza a estratégia, especialmente nas redes sociais, para tratar do assunto de maneira leve, atingindo novos públicos. A ideia é criar uma editoria em que o Piraju dá dicas e informações relacionadas ao saneamento na Bacia do Rio das Velhas.
Piraju dá a letra!
10/05/2023 16:15
Os dados do Sistema Nacional de Informações em Saneamento (SNIS) para 2021 indicam que 4.573 municípios – 82,1% dos 5.570 do país – preencheram [...]
02/05/2023 11:35
Cerca de 35 milhões de brasileiros, ou 15,8% da população, ainda não usufruem de um direito básico e essencial: água adequadamente tratada na [...]
25/04/2023 11:45
Os Resíduos Sólidos são um grande problema das cidades. O Brasil é o quarto país em produção de Resíduos Sólidos do mundo, sendo que, em 2020, [...]
06/04/2023 14:55
A Organização das Nações Unidas (ONU) lançou em 2015 os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda de sustentabilidade adotada [...]
23/06/2022 11:25
“Acesso sustentável à água de qualidade, em quantidade adequada à manutenção dos meios de vida, do bem-estar humano e do desenvolvimento [...]
01/06/2022 20:30
Você sabia que o peixe Dourado (Salminus franciscanus) é o símbolo da bacia hidrográfica do Rio das Velhas? A espécie nativa é indicadora de boa [...]
Poste fotos ou vídeos no Instagram e Facebook, use a hashtag #velhasfaçoparte e vamos mostrar todo o nosso comprometimento e engajamento pelo Rio das Velhas – e todos os seus afluentes.
Sua instituição se compromete com a defesa do Rio das Velhas? Venha fazer parte dessa rede pela vida na bacia hidrográfica!
Sua instituição se compromete com a defesa do Rio das Velhas? Venha fazer parte dessa rede pela vida na bacia hidrográfica!
Através do site, faça o DOWNLOAD das peças gráficas, arquivos para redes sociais, áudios e vídeos da Campanha.
Caso seja Pessoa Jurídica (Instituições, Prefeituras, ONGs, Empresas Privadas, etc), assine o Termo de Adesão Espontânea e envie para comunicacao@cbhvelhas.org.br.