O projeto de recuperação hidroambiental da UTE (Unidade Territorial Estratégica) Guaicuí, que viabilizou a construção de 450 bacias de contenção – também conhecidas como barraginhas – nas margens de estradas rurais dos municípios de Lassance e Várzea da Palma, foi concluído na última semana. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) investiu mais de R$ 940 mil no projeto, que incluiu também a recomposição florestal, através do plantio de 500 mudas, e o cercamento de três nascentes, em um total de 2,4 hectares.

Durante o Seminário Final que marcou a entrega das obras, o coordenador-geral do Subcomitê Guaicuí, Jacqueson Azevedo Souza, destacou os resultados alcançados com a ação. “O projeto foi um sucesso, não somente porque as barrraginhas foram confeccionadas com uma qualidade ímpar, ou porque a empresa executora teve toda atenção e zelo para com as pessoas de cada comunidade beneficiada. O verdadeiro sucesso foi o processo de mobilização conseguir chegar aos cantos mais remotos da UTE Guaicuí”.

São três as sub-bacias da UTE Guaicuí que receberam as intervenções: a do Ribeirão Corrente, em Várzea da Palma, e as dos Ribeirões São Gonçalo de Tabocas e do Cotovelo, em Lassance. O projeto, iniciado em março de 2017, também contou com a elaboração de diagnósticos, que identificaram os principais fatores de pressão sobre a região, áreas de recarga hídrica e de intervenção, além de atividades de educação ambiental e mobilização socioambiental.

 Seminário Final do projeto contou com a presença de lideranças e autoridades (da direita para a esquerda, o vereador de Várzea da Palma, Rodrigo Dalla, o prefeito de Lassance, Paulo Elias, o coordenador do SCBH Guiacuí, Jaqueson Azevedo, e o responsável pelas obras, Rafael Sá). Ao final, houve moda de viola e muita cantoria (à direita, em cima).

“A sensação é de dever cumprido. Em nossa região, ficou claro o papel do CBH Rio das Velhas, Agência Peixe Vivo e Subcomitê Guaicuí no cenário de gestão de recursos hídricos”, concluiu Jaqueson.

As barraginhas são construídas com o propósito de auxiliar a coleta das águas provenientes do escoamento superficial das estradas rurais, contendo os sedimentos, evitando o assoreamento dos corpos hídricos, promovendo a recarga de água subterrânea e a conservação das estradas vicinais. Já o plantio de mudas e o cercamento de nascentes buscam evitar ou reverter processos de degradação, promovendo a manutenção da quantidade e da qualidade dos recursos hídricos.

O Projeto de Recuperação Hidroambiental da UTE Guaicuí foi aprovado no primeiro chamamento público de projetos do CBH Rio das Velhas, ainda em 2015.

Veja fotos das intervenções realizadas na UTE Guaicuí:

[fshow photosetid=72157687609749873]

Confira a apresentação utilizada no Seminário Final:

A região da foz

A UTE Guaicuí localiza-se no Baixo Rio das Velhas e é composta pelos municípios de Corinto, Lassance, Pirapora e Várzea da Palma. A Unidade ocupa uma área de 4.136,93 km² e detém uma população de 31.581 habitantes. Esta UTE envolve a foz do Rio das Velhas com o Rio São Francisco, onde o Rio das Velhas possui 153,66 quilômetros de extensão dentro da unidade territorial. Outros cursos d’água relevantes são o Ribeirão Bananal, Ribeirão do Corrente, Ribeirão do Cotovelo e Córrego do Vinho. Destaca-se a presença da Serra do Cabral, divisor de águas entre a UTE Guaicuí e UTE Rio Curimataí.


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br
Categorias: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *