Estudantes, professores, produtores rurais e representantes de diversas instituições representativas do município de Corinto participaram, no sábado (24), da Oficina de Educação Ambiental sobre os temas sustentabilidade ambiental e recomposição florestal. A ação, realizada no Centro de Referência do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), integra o projeto ‘Melhoria Hidroambiental do Município de Corinto’, promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas).

A oficina contou com uma breve apresentação do projeto hidroambiental e contou troca de informações e experiências entre os presentes sobre os processos de recuperação de áreas degradadas e intervenções para a restauração ecológica, como o plantio de vegetação.

Estudantes, professores, produtores rurais e representantes de diversas instituições representativas do município de Corinto participaram da oficina. Crédito: Localmaq

Utilizando das técnicas ensinadas sobre a recomposição florestal, foi realizado um momento de prática com o plantio de mudas nativas, em área do Centro de Referência do IFNMG.

Para Leandro Vaz Pereira, morador de Corinto, coordenador-geral do Subcomitê (SCBH) Rio Bicudo e proponente do projeto na UTE Ribeirão Picão, por meio da prefeitura municipal, a oficina foi um verdadeiro sucesso. “Foi um momento de transmissão e troca de experiências, em que houve uma presença de peso da turma do curso técnico em Meio Ambiente e de Segurança do Trabalho. Percebemos a satisfação e participação de todos durante a oficina”.

Prática com o plantio de mudas nativas. Crédito: Localmaq

Programa ‘Revitaliza Rio das Velhas’

O Projeto para Melhoria Hidroambiental da UTE Ribeirão Picão está alinhado ao pilar do programa ‘Revitaliza Rio das Velhas’ – pacto em prol da conservação e revitalização de toda a Bacia Hidrográfica – que destaca a conservação e produção de água e prevê ações para proteção de nascentes e áreas de recarga, fortalecimento de programas de nascentes urbanas e rurais e a implantação de projetos voltados para o aumento da permeabilidade do solo.
O projeto foi aprovado no Primeiro Chamamento Público de Projetos do CBH Rio das Velhas, ainda em 2015, quando foram convocadas instituições ambientais, subcomitês e prefeituras dos municípios inseridos na bacia a apresentarem demandas espontâneas de estudos, projetos e obras, visando à racionalização do uso e a melhoria dos aspectos qualitativos e quantitativos dos recursos hídricos.

A região

A UTE Ribeirão Picão localiza-se no Médio Baixo Rio das Velhas e é composta pelos municípios de Corinto, Curvelo, Inimutaba, Morro da Garça e Santo Hipólito. A unidade ocupa uma área de 1.716,59 km² e detém uma população de 1.716,59 habitantes. O rio principal desta UTE é o Ribeirão Picão, com 80,25 km de extensão.


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br
Categorias: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *