O Parque Municipal Cachoeira das Andorinhas, em Ouro Preto, que abriga a nascente histórica do Rio das Velhas, foi palco hoje (28 de maio) da abertura oficial da Expedição ‘Rio das Velhas, te quero vivo’, promovida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) e Projeto Manuelzão. A caravana, que percorrerá o rio a bordo de caiaques até a cidade de Santa Luzia, tem como objetivo conhecer a realidade atual do Alto Rio das Velhas e mobilizar a sociedade para a imprescindível revitalização de toda a Bacia Hidrográfica.

O evento foi aberto com apresentação musical do tradicional bloco Zé Pereira do Club dos Lacaios, de Ouro Preto, que neste ano completa 150 anos. Em seguida, deram-se os discursos das autoridades presentes, como do presidente do CBH Rio das Velhas, Marcus Vinicius Polignano, do prefeito de Ouro Preto, Júlio Pimenta, e demais representantes da Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas), Agência Peixe Vivo, Projeto Manuelzão, Subcomitê de Bacia Hidrográfica Nascentes (SCBH Nascentes) e Fundação Gorceix, entidade gestora do parque.

O presidente do CBH Rio das Velhas celebrou o início da Expedição e o compromisso de tantas pessoas e entidades com a causa. “É uma grata satisfação reunir tantas pessoas de vários lugares da bacia para dar início à nossa Expedição pelo Alto Rio das Velhas. Aqui na nascente a gente observa, sobretudo, que o rio nasce limpo, bonito, com vida, e que são as ações antrópicas que vão modificando a qualidade de suas águas e comprometendo a sua vitalidade”, disse Polignano.

O prefeito de Ouro Preto também destacou a importância de iniciativas desse tipo não somente para o município, como para toda a bacia do Rio das Velhas. “É importante a preservação, o cuidado, a conscientização das pessoas, principalmente das crianças, na preservação desse manancial, dessa bacia. A gente fica muito feliz de ver um projeto como esse, encabeçado pelo CBH Rio das Velhas e Manuelzão, atuando lado a lado conosco em prol do meio ambiente”, disse Júlio Pimenta.

O evento contou ainda com a apresentação dos canoístas que percorrerão o rio nesses sete dias de navegação, com a entrega simbólica do Plano de Manejo do Parque Municipal das Andorinhas, estruturada numa parceria entre o CBH Rio das Velhas, SCBH Nascentes e o município de Ouro Preto, e com um abraço simbólico à nascente do rio.

Durante a tarde, a caravana seguiu para o distrito de São Bartolomeu, onde as ações de mobilização social e educação ambiental continuaram. Nessa segunda-feira (29/05), os canoístas iniciam a navegação pelo leito do Rio das Velhas, num percurso de 25km, até Acuruí, distrito de Itabirito.

Veja as fotos do evento:

[fshow photosetid=72157682175486071]

Parque das Andorinhas: cabeceira do Rio das Velhas

O Parque Natural Municipal Cachoeira das Andorinhas abriga um conjunto de cachoeiras de rara beleza, como Andorinhas e Véu da Noiva, e uma grande diversidade de paisagens representativas de Mata Atlântica e do Cerrado. Área considerada cabeceira do Rio das Velhas, a região é um patrimônio natural de reconhecido valor histórico, cultural, paisagístico e turístico.

Dois principais problemas afetam significativamente o parque e contribuem para a degradação desta importante unidade de conservação: conflito fundiário – famílias que já moravam lá antes da regulamentação da área do parque – e turismo descontrolado.

A fim de contribuir para a resolução desses problemas, o SCBH Nascentes requereu ao CBH Rio das Velhas a elaboração de um Plano de Manejo – estudo da área, levantamento de características físicas, bióticas e socioeconômicas – a fim de regulamentar o uso do parque. A entrega simbólica do documento se deu no evento de abertura da Expedição. Thiago Metzker, da empresa Amir Projetos Sustentáveis, responsável pela elaboração do documento, comentou a importância dessa ação. “O Parque das Andorinhas é a primeira unidade de conservação de proteção integral da bacia. Por isso ela tem uma importância estratégica que vai além de abrigar as nascentes do Rio das Velhas, pois tudo o que se fizer nela vai refletir no restante da bacia. Nesse sentido, o Plano de Manejo tem o objetivo de também contribuir para a gestão dos recursos hídricos do rio”, disse.

São Bartolomeu: primeira vila às margens do rio

A fartura de frutas no distrito de São Bartolomeu, em Ouro Preto, induziu os moradores à fabricação de doces caseiros, tradição reconhecida na região. Cercado pelas águas ainda limpas do Rio das Velhas e pelo Parque Florestal Uaimii, São Bartolomeu é um local de águas preservadas, mas com pouca disponibilidade.

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) São Bartolomeu, inaugurada em 2008, é a estação localizada mais a montante no Rio da Velhas. Com ela, evita-se que a cabeceira do rio receba cargas de matéria orgânica que poluirão suas águas, à jusante. Ronald Guerra, coordenador-geral do SCBH Nascentes e morador do distrito, lembrou a instalação da estação partiu de iniciativa popular. “Há mais de 20 anos, na igreja principal do vilarejo, numa reunião com mais de 200 moradores, se debatia quais eram as prioridades para São Bartolomeu. Normalmente, a administração pública, quando se fala em prioridades, pensa em construção de pontes, de hospitais, mas a comunidade decidiu que a prioridade de São Bartolomeu era despoluir o Rio das Velhas”, contou.

Jornada percorrerá oito municípios

A Expedição ‘Rio das Velhas, te quero vivo’ acontecerá entre os dias 28 de maio e 04 de junho e passará pelos municípios de Ouro Preto, Itabirito, Rio Acima, Nova Lima, Raposos, Sabará, Santa Luzia e Belo Horizonte. A iniciativa tem o objetivo de demonstrar que a situação da qualidade e quantidade das águas está cada vez mais ameaçada por ações antrópicas, advindas da ocupação desordenada, da mineração e outras atividades que colocam em risco a segurança hídrica da capital, bem como a vitalidade do Rio das Velhas.

O trecho de abrangência da ação está inserido em uma região que é caraterizada por ser uma zona de recarga fluvial fundamental para o abastecimento de Belo Horizonte e abriga significativos aquíferos que contribuem diretamente para a manutenção do ciclo hídrico da região. Junto à Expedição, profissionais da Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG farão coletas e avaliação de parâmetros de qualidade da água em pontos estratégicos do trajeto. O objetivo é elaborar um diagnóstico do Alto da Bacia do Rio das Velhas.

A Expedição ‘Rio das Velhas, te quero vivo’ é uma realização do CBH Rio das Velhas e do Projeto Manuelzão com a parceria da Agência Peixe Vivo, Copasa e apoio das prefeituras municipais de Ouro Preto, Itabirito, Rio Acima, Raposos, Nova Lima, Sabará, Santa Luzia e Belo Horizonte.

Veja mais fotos:

[fshow photosetid=72157684389148895]


Mais informações e fotos em alta resolução:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br
Categorias: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *