O Grupo Gestor do Programa Revitaliza Rio das Velhas, reuniu-se, na manhã da sexta-feira (26/01), para realizar alinhamento de propostas e projetos, cronogramas e indicadores a serem realizados na região de abrangência da Bacia do Rio das Velhas. Participaram do encontro representantes das entidades que assinaram um Termo de Compromisso para realização do Revitaliza: o Comitê da Bacia do Rio das Velhas (CBH Velhas), a Federação das Indústrias de Minas Gerais, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa e a Agência Peixe Vivo.

A Copasa é uma das empresas com maior responsabilidade em ações no Programa Revitaliza, no que tange à investimentos, especialmente no tratamento de esgotos. Segundo o diretor de Operações Metropolitana da companhia, Rômulo Perilli, a companhia está integralmente envolvida no programa, em todas as suas áreas de atuação, desde a ponta até a operação, com o trabalho de produção de água. “Estamos todos envolvidos. São muitos projetos e obras em andamento”. Perilli lembrou que a companhia pretende investir, até 2022, cerca R$ 500 milhões dentro do Programa Revitaliza, com obras de ampliação da coleta, interceptação e tratamento de esgotos e em programas ambientais.

De acordo com o gerente de Meio Ambiente da Fiemg, Wagner Costa, o objetivo da entidade é atuar junto às indústrias para promover o Índice de Qualidade de Água. “Já visitamos 2484 indústrias e empresas, em todas as regiões do Velhas, orientando sobre os cuidados ambientais, inclusive, sobre o de lançamento de efluentes nos rios e o valor da multa, se houver fiscalização”, destacou. Ainda segundo Costa, a entidade pretende, junto com o CBH Rio das Velhas, realizar workshops nos municípios de Belo Horizonte, Contagem, Santa Luzia e Sete Lagoas a fim de sensibilizar os empresários da indústria e implantar um sistema para as empresas que usam água em seu processo produtivo.


Grupo Gestor do Programa Revitaliza Rio das Velhas reuniu-se na sede do Comitê

Sistema de Informações – Durante a reunião, o diretor técnico da Agência Peixe Vivo, Alberto Simon, lembrou que a agência está disponibilizando o Siga Rio das Velhas, para organização e gerenciamento das ações Programa Revitaliza. Trata-se de uma plataforma digital – que permite a gestão do conhecimento produzido e o acesso de forma abrangente e colaborativa ao conjunto de informações a respeito da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas. “Essa plataforma será sempre atualizada. Vamos criar o módulo de acompanhamento do programa Revitaliza, abarcando as ações dos parceiros, com o status e os investimentos. Será um grande banco de dados disponível para o cidadão, para pesquisadores e interessados nos assuntos da Bacia do Rio das Velhas” destacou.

Revitaliza – O ‘Revitaliza Rio das Velhas’ estabelece o compromisso por uma atuação sistêmica e coordenada de vários atores com vistas a alcançar a disponibilidade de água em quantidade e qualidade, visando garantir seus múltiplos usos e a segurança hídrica da bacia do Rio das Velhas, especialmente da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Nesse contexto, o presidente do Comitê, Marcus Vinícius Polignano, destacou que os órgãos parceiros estão comprometidos para fazer as ações de recuperação avançarem, especialmente da Região Metropolitana de Belo Horizonte. “A proposta é a cada três meses nos reunirmos, para alinharmos e fazermos o balanço, amparados com com um sistema de informações que nos possibilite esse intercambio”, destacou.

O Programa Revitaliza Rio das Velhas conta com três focos principais de atuação: a recuperação de passivo ambiental com tratamento de esgotos e ações de saneamento; a preservação e a produção de água e a gestão ambiental e a participação social.

Mais informações:
revitaliza@cbhvelhas.org.br

Categorias: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *