O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) está investindo mais de R$ 1,6 milhões em um projeto hidroambiental que promete promover a preservação e a recuperação ambiental de microbacias dos municípios de Augusto de Lima, Buenópolis e Joaquim Felício, pertencentes à UTE (Unidade Territorial Estratégica) Rio Curimataí, no Baixo Rio das Velhas. A ação foi apresentada à população e autoridades nesta terça-feira (06), durante o Seminário Inicial do projeto, realizado em Augusto de Lima.

Além da construção de 902 bacias de contenção, mais conhecidas como barraginhas, prevê-se a execução de lombadas, terraços, valetas de proteção, cercas e o plantio de mais de 6.700 mudas de espécies nativas da região. “É a realização de um objetivo maior, a construção daquilo que a gente vem batalhando há quase cinco anos. Ficamos muito felizes por sermos contemplados e isso mostra, também, que a gente vem fazendo um trabalho correto”, afirmou o coordenador-geral do Subcomitê Rio Curimataí, Valmir Barral.

As barraginhas são construídas com o propósito de auxiliar a coleta das águas provenientes do escoamento superficial das estradas rurais, contendo os sedimentos, evitando o assoreamento dos corpos hídricos, promovendo a recarga de água subterrânea e a conservação das estradas vicinais. Já o plantio de mudas busca evitar ou reverter processos de degradação, promovendo a manutenção da quantidade e da qualidade dos recursos hídricos. “O ganho hidroambiental vai ser muito grande. Com certeza teremos uma recuperação dos rios, em volume, quantidade e qualidade de água. Com essas intervenções que foram propostas, vai acontecer muita retenção de sedimentos, que antes eram carreados diretamente para os mananciais, para os corpos hídricos, e que agora vão ser retidos”, afirmou Fabiano Rocha, engenheiro responsável pelas obras, da empresa Inovesa.

O projeto – que terá duração de 14 meses – contará com o apoio fundamental dos superficiários, donos das terras onde as intervenções serão realizadas, como é o caso do produtor rural Célio de Araújo, também presente no Seminário Inicial. Ciente de que os benefícios irão se estender à toda região, e não somente à sua propriedade, ele é só elogios ao projeto. “É algo muito necessário, que a gente precisa. Esperamos uma melhoria dos rios da nossa região”, disse.

Além das intervenções físicas que serão realizadas, o projeto inclui trabalhos de mobilização social, educação ambiental e capacitação, com o intuito de divulgar a importância das ações e disseminar técnicas e práticas de recuperação e conservação ambiental, bem como de manutenção das estruturas implantadas, além de permitir o acompanhamento dos trabalhos a serem executados.

O projeto hidroambiental da UTE Rio Curimataí foi aprovado no primeiro chamamento público de projetos do CBH Rio das Velhas, ainda em 2015, quando foram convocadas instituições ambientais, subcomitês e prefeituras dos municípios inseridos na bacia a apresentarem demandas espontâneas de estudos, projetos e obras, visando à racionalização do uso e a melhoria dos aspectos qualitativos e quantitativos dos recursos hídricos.

Veja as fotos do encontro:

[fshow photosetid=72157663490191607]

Confira a apresentação utilizada no Seminário Inicial:

A região

A UTE Rio Curimataí localiza-se no Baixo Rio das Velhas e é composta pelos municípios Augusto de Lima, Buenópolis e Joaquim Felício. A unidade ocupa uma área de 2.235,13 km² e detém uma população de 6.830 habitantes. A região é caracterizada por sua beleza natural, serras, cachoeiras e rios preservados, atraindo um número crescente de turistas e sendo responsável por uma recarga de vida e águas limpas para o maltratado Rio das Velhas. Os rios principais da unidade são Rio Curimataí, Rio Curimataizinho, Córrego de Pedras e Córrego Riachão.

Veja fotos da região:

[fshow photosetid=72157693191709635]


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br
Categorias: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *