A Unidade Territorial Estratégica (UTE) Ribeirão Jequitibá localiza-se no Médio Rio das Velhas. Composta pelos municípios de Capim Branco, Funilândia, Jequitibá, Prudente de Morais e Sete Lagoas, ocupa uma área de 624,08 km2 e detém uma população de 145.729 habitantes. Os principais cursos d’água da Unidade são o Ribeirão Paiol, Ribeirão Jequitibá, Córrego Cambaúba, Córrego Saco da Vida e Ribeirão do Matadouro.

Assista ao vídeo

.
A UTE Ribeirão Jequitibá possui uma Unidade de Conservação inserida parcialmente em seu território, ocupando 0,11% da sua área total. Quanto à prioridade, 21% da área da UTE é considerada prioritária para conservação, inserida na área denominada Província Cárstica de Lagoa Santa.

Na UTE Ribeirão Jequitibá, 56,1% do uso do solo é representado pela agropecuária e 18,5% de cobertura natural, representada unicamente pela vegetação arbustiva. Quanto à fragilidade ambiental, a UTE apresenta 66% de seu território com forte suscetibilidade à erosão e 29,84% com média suscetibilidade. A compactação do solo e a ocupação desordenada aceleram os processos erosivos.

Todos os municípios com sede na UTE possuem Plano Municipal de Saneamento Básico. Na UTE há captação de água subterrânea para o abastecimento de 100% dos municípios com sede na Unidade (Jequitibá, Prudente de Morais e Sete Lagoas). O índice de atendimento de água é de 99,48%. O consumo per capita da UTE Ribeirão Jequitibá é superior ao da Bacia do Rio das Velhas (136,23 L/hab. dia). Jequitibá e Prudente de Morais possuem tratamento de água com desinfecção e fluoretação e Sete Lagoas, simples desinfecção. No que se refere aos efluentes, a UTE Ribeirão Jequitibá apresenta um baixo índice de tratamento de esgoto (26,56%). Em Prudente de Morais está em fase de construção uma Estação com capacidade de tratamento de 15 l/s de esgoto. Quanto aos resíduos sólidos, Jequitibá e Prudente de Morais utilizam usina de triagem e compostagem e Sete Lagoas faz uso do lixão. Sete Lagoas e Prudente de Morais apresentam coleta diferenciada de resíduos sólidos de serviço de saúde, sendo que os resíduos de Sete Lagoas são transferidos para Betim e os de Prudente de Morais são incinerados no próprio município.

A área de abrangência da UTE Ribeirão Jequitibá compreende cinco estações de amostragem de qualidade das águas operadas pelo IGAM, sendo uma localizada no Rio das Velhas e quatro no Ribeirão Jequitibá. As águas nas cinco estações estão enquadradas na Classe 2.

Leia a versão digital da cartilha

Subcomitê Ribeirão Jequitibá

O Subcomitê Ribeirão Jequitibá foi instituído em maio de 2006, composto pelos municípios de Capim Branco, Funilândia, Jequitibá, Prudente de Morais e Sete Lagoas.

Composição do Subcomitê Ribeirão Jequitibá

Poder Público

Titulares

1 Câmara Municipal de Vereadores de Sete Lagoas Amaro dos Santos
2 Secretaria de Meio Ambiente de Prudente de Morais Kênia Gisele Martins
3 Prefeitura de Funilândia Aline Rodrigues da Silva
4 Prefeitura de Jequitibá Poliana Valgas
5 Emater Jequitibá Mara Dias de Castro

Suplentes

1 Prefeitura de Sete Lagoas Eloíse Guimarães
2 EPAMIG Maria Helena Tabim Mascarenhas
3 IEF Sílvio de Castro Fonseca
4  Em aberto
5 Prefeitura de Capim Branco Anyna Duarte Nascimento

 

Usuários de Água

Titulares

1 Brennand Cimentos Amanda L. R. Lara Lopes
2 AMBEV Vinícius Aguilar Barreto
3 SAAE Sete Lagoas Michele de Oliveira Gomes
4 Estância Sejour Guilherme Dias de Freitas
5 Embrapa Walter José Rodrigues Matrangolo

Suplentes

1 Brennand Cimentos Murilo Laurindo
2 AMBEV Ana Carolina Desidero
3 ICAL – Indústria de Calcinação Ltda Natália Rodrigues Malta
4 Em aberto Em aberto
5 Em aberto Em aberto

 

Sociedade Civil

Titulares

1 Centro Universitário de Sete Lagoas – UNIFEM Lairson Couto
2 SERPAF Adriane Branco Penna
3 ASCOSAV José Diniz Costa
4 WWF Vinicius Vieira
5 Associação Comunitária Jardim Arizona Lúcia Soares Batista

Suplentes

1 Instituto Guaicuy/Proj. Manuelzão Ângelo Pacelli Ribeiro
2 Em aberto Em aberto
3 ASCOSAV Orlando Altíssimo Silva
4 Em aberto Em aberto
5 Faculdade Santo Agostinho Daniela Lavras

Conheça a Unidade Territorial Estratégica (UTE) Ribeirão Jequitibá:

SCBH_Ribeirão Jequitibá_CBH Rio das Velhas-1500px