UTE Rio Pardo

A Unidade Territorial Estratégica (UTE) Rio Pardo localiza-se no Médio Baixo Rio das Velhas. É composta pelos municípios Augusto de Lima, Buenópolis, Diamantina, Gouveia, Monjolos e Santo Hipólito. Ocupa uma área de 2.235,13 km² e detém uma população de 6.830 habitantes. A região é caracterizada por sua beleza natural, serras, cachoeiras e rios preservados, atraindo um número crescente de turistas e sendo responsável por uma recarga de vida e águas limpas para o Rio das Velhas. Os rios principais da Unidade são o Rio Pardo Pequeno e o Rio Pardo Grande.

A UTE Rio Pardo possui duas Unidades de Conservação inseridas em seu território, representando 4,4% de área. 66% da área da UTE é considerada prioritária para conservação.

O Rio Pardo, afluente do Rio das Velhas, é responsável por uma recarga de vida e águas limpas para a bacia. No entanto, a sub-bacia sofre com a supressão da vegetação para a expansão das atividades agrícolas, o que tem ocasionado assoreamento dos cursos d’água. Na região também ocorre o lançamento de efluentes domésticos e industriais nos córregos e rios, o que demostra a necessidade de ampliação das ações de saneamento básico.

A UTE Rio Pardo ainda não possui Subcomitê de bacia Hidrográfica instituído.

 

 


Estas e outras informações na cartilha digital. DOWNLOAD