UTE Rio Paraúna

A Unidade Territorial Estratégica (UTE) Rio Paraúna localiza-se no Médio Baixo Rio das Velhas e é composta pelos municípios de Conceição do Mato Dentro, Congonhas do Norte, Datas, Gouveia, Monjolos, Presidente Juscelino, Presidente Kubitschek, Santana de Pirapama e Santo Hipólito. A Unidade ocupa uma área de 2.337,61km². O rio principal é o Paraúna, que com seus 150,23 km de extensão é considerado um dos mais importantes para a revitalização do Rio das Velhas.

Possui duas Unidades de Conservação inseridas em seu território, ocupando 14,9% da área total da UTE. 90% da área da UTE é considerada prioritária para conservação.

Os principais fatores de pressão observados na sub-bacia do Rio Paraúna e que contribuem para o assoreamento dos cursos de água são minerações, principalmente de quartzo e pedras decorativas, estradas vicinais malconservadas, falta de sistemas de drenagem ou executados de maneira inadequada, pecuária, ausência de mata ciliar, desvio de cursos de água, voçorocas, pisoteio animal nas margens dos talvegues e práticas agrícolas próximas aos corpos hídricos.

A UTE possui o Subcomitê Rio Paraúna, instituído em 25 de agosto de 2008, composto pelos municípios de Baldim, Congonhas do Norte, Jaboticatubas, Presidente Juscelino, Santana de Pirapama e Santana do Riacho. O objetivo do Subcomitê é promover a gestão compartilhada e participativa, promovendo o debate das questões hídricas em nível regional.

 

 

Subcomitê Rio Paraúna

O Subcomitê Rio Paraúna foi instituído em 25 de agosto de 2008, composto pelos municípios de Baldim, Congonhas do Norte, Jaboticatubas, Presidente Juscelino, Santana de Pirapama e Santana do Riacho.

Composição do Subcomitê Rio Paraúna

SOCIEDADE CIVIL
T/S REPRESENTANTE INSTITUIÇÃO/ENTIDADE
1 Titular Carlos Henrique Melo Associação dos Moradores de Extrema
Suplente Nara Aparecida Estudante da UFVJM
2 Titular Em aberto
Suplente Em aberto
3 Titular Em aberto
Suplente Em aberto
PODER PÚBLICO
1 Titular Igor Ferreira Prefeitura Conceição do Mato Dentro
Suplente Sirléia Aparecida de Araujo Rosa / Simone Martins Prefeitura de Presidente Juscelino
2 Titular Debora Alves Prefeitura de Santo Hipólito
Suplente Josiane C da Silva Prefeitura de Gouvêia
3 Titular Hernando Baggio Filho UFVJM
Suplente Franklin Alison de Carvalho UFVJM
USUÁRIOS
1 Titular Marcos Antônio da Silva Estamparia S. A
Suplente Adriano Gomes EMATER
2 Titular Em aberto
Suplente Em aberto
3 Titular Em aberto
Suplente Em aberto

 

Estas e outras informações na cartilha digital. DOWNLOAD