UTE Jabó-Baldim

A Unidade Territorial Estratégica (UTE) Jabó-Baldim localiza-se no Médio Alto Rio das Velhas. Composta pelos municípios de Baldim e Jaboticatubas, ocupa uma área de 1082,10 km2. A Unidade é caracterizada por sua beleza natural, serras, cachoeiras e rios preservados que atraem um número crescente de turistas.

O principal rio da Unidade é o Jaboticatubas, com 83,25 km de extensão e o Córrego Grande ou Trindade com aproximadamente 30 km de extensão. Esses cursos d’água são afluentes diretos do Rio das Velhas e sofrem intensa pressão devido ao crescimento da ocupação humana nessas áreas.

Possui três Unidades de Conservação inseridas parcialmente em seu território, ocupando 9,92% da sua área. Quanto à prioridade, 15% da área é considerada prioritária para conservação, inserida em duas áreas: Espinhaço Meridional e Província Cárstica de Lagoa Santa.

Devido a sua exuberante fauna e flora, que inclui diversas cachoeiras, uma das atividades econômicas mais importantes da região é o turismo. A agropecuária encontra-se em grande expansão e tem contribuído para a degradação da região em conjunto com a poluição difusa.

A UTE Jabó-Baldim ainda não possui Subcomitê instituído.

 

 


Estas e outras informações na cartilha digital. DOWNLOAD