UTE Ribeirões Tabocas e Onça

A Unidade Territorial Estratégica (UTE) Ribeirão Tabocas e Onça localiza-se no Médio Baixo Rio das Velhas. Composta pelos municípios de Araçaí, Cordisburgo, Curvelo, Jequitibá e Paraopeba, ocupa uma área de 1.223,26 km2. Seus principais cursos d’água são o Ribeirão da Onça, Ribeirão Tabocas, Ribeirão do Melo e Córrego Barro Vermelho.

A UTE Ribeirão Tabocas e Onça possui uma Unidade de Conservação inserida em seu território, ocupando 73,14 ha, chamada Monumento Natural Peter Lund. Quanto à prioridade, 14% da área são considerados prioritários para conservação, denominadas Caverna do Salitre e Paraopeba.

Com relevo calcário, a região possui inúmeras grutas, sendo a Gruta de Maquiné a mais famosa. Com uma vegetação de campos gerais e veredas, a região é terra natal do escritor João Guimarães Rosa, sendo fonte de inspiração de sua obra literária. As grutas e a cultura do sertão atraem muitos turistas à região.

A agropecuária, o assoreamento, o lançamento de efluentes domésticos e industriais, o aporte de carga difusa, as queimadas, a atividade minerária e silvicultura são os principais agentes de interferência na qualidade das águas.

A UTE Ribeirão Tabocas ainda não possui Subcomitê de Bacia Hidrográfica instituído.

 

 


Estas e outras informações na cartilha digital. DOWNLOAD