UTE Rio Cipó

A Unidade Territorial Estratégica (UTE) Rio Cipó localiza-se no Médio Baixo Rio das Velhas e é composta pelos municípios de Baldim, Congonhas do Norte, Jaboticatubas, Presidente Juscelino, Santana de Pirapama e Santana do Riacho. A Unidade ocupa uma área de 2.184,86 km. Caracteriza-se por ser uma belíssima região, com cachoeiras e lugares com esplêndidas formações rochosas.

O Rio Cipó é o contribuinte de melhor qualidade de água e maior diversidade de peixes. A Unidade tem como principais rios o Cipó, com 252,12 km de extensão, o Ribeirão Soberbo, Córrego da Lapinha, Córrego Rio Preto, Córrego Mata Capim e Rio Parauninha.

Possui oito Unidades de Conservação inseridas em seu território, ocupando 38% da área. Quanto à prioridade, 66% da área da UTE é considerada prioritária para conservação.

A unidade possui como principais atividades econômicas a agropecuária e o turismo. Ações de preservação ambiental, como a manutenção das áreas de recarga hídrica, elevação do lençol freático atenuando os reflexos dos períodos de estiagens, o controle de erosões e do assoreamento de corpos d’água, proteção de APPs e áreas indicadas para revegetação são consideradas prioritárias na região.

A UTE possui o Subcomitê Rio Cipó foi instituído em 09 de fevereiro de 2012, composto pelos municípios de Baldim, Congonhas do Norte, Jaboticatubas, Presidente Juscelino, Santana de Pirapama e Santana do Riacho. O objetivo do Subcomitê é promover a gestão compartilhada e participativa, promovendo o debate das questões hídricas em nível regional.

 

 

Subcomitê Rio Cipó

O Subcomitê Rio Cipó foi instituído em 09 de fevereiro de 2012, composto pelos municípios de Baldim, Congonhas do Norte, Jaboticatubas, Presidente Juscelino, Santana de Pirapama e Santana do Riacho.

Composição Subcomitê Rio Cipó

PODER  PÚBLICO 
CARGO INSTITUIÇÃO REPRESENTANTE
Titular ICMBIO Luiz Fernando Loureiro (Coordenador Geral)
Suplente P. M. Presidente Juscelino Sirléia Aparecida de Araujo
Titular P. M Jaboticatubas Fernando Henrique S Silva
Suplente P. M. Santana de Pirapama Bruna Barbosa Martins
Titular P. M. Santana do Riacho Cíntia Pires
Suplente P. M. Baldim Hélio Coelho
USUÁRIOS DE ÁGUA
CARGO INSTITUIÇÃO REPRESENTANTE
Titular Associação Comunitária Amigos do Parauninha Rogério Dayrell (Adjunto 2)
Suplente
Titular Quitandas da Serra Matildes Gonçalves Lara
Suplente
Titular COPASA Vicente de Paula Rodrigues
Suplente
SOCIEDADE CIVIL
CARGO INSTITUIÇÃO REPRESENTANTE
Titular Escola Dona Francisca Josina Carolina Noronha (Adjunto 1)
Suplente Mercadinho Tá Caindo Fulô Priscila Rios
Titular AMANU José Raimundo Martins da Cruz
Suplente Associação Mae D água Alexandre Lima
Titular ASCORCAR José Silvério
Suplente Associação Comunitária Amigos do Parauninha Claudiney Luiz da Silva

 

Estas e outras informações na cartilha digital. DOWNLOAD