Unidade Territorial Estratégica Rio Taquaraçu

A Unidade Territorial Estratégica (UTE) Rio Taquaraçu localiza-se no Médio Rio das Velhas. Composta pelos municípios de Caeté, Jaboticatubas, Nova União, Santa Luzia e Taquaraçu de Minas ocupa uma área de 795,5 km2 e detém uma população de 41.094 habitantes. Os principais rios da Unidade são o Rio Taquaraçu, Rio Vermelho, Ribeirão Ribeiro Bonito e o Rio Preto.


Assista ao vídeo


A UTE Rio Taquaraçu possui sete Unidades de Conservação inseridas parcialmente em seu território, ocupando 16% da área total da UTE. Quanto à prioridade, 19% da área da UTE é considerada prioritária para conservação, inserida em quatro áreas prioritárias: Espinhaço Meridional; Floresta da Borda Leste do Quadrilátero Ferrífero; Província Cárstica de Lagoa Santa e Quadrilátero.
Na UTE Rio Taquaraçu, 36,8% do uso do solo é representado por vegetação arbustiva, outros 31,1% pela vegetação arbórea e 27,7% agropecuária. Quanto à fragilidade ambiental, a UTE apresenta 67,88% de seu território com forte suscetibilidade à erosão e 28,57% com média suscetibilidade. A compactação do solo, declividade acentuada e ocupação desordenada aceleram os processos erosivos.
Embora a sede do município Caeté não esteja localizada na UTE Rio Taquaraçu, 83% da água para o seu abastecimento é proveniente dessa Unidade que também é responsável por 100% do abastecimento dos municípios de Nova União e Taquaraçu de Minas, cujas sedes estão localizadas em sua região. E Nova União e Taquaraçu de Minas possuem tratamento de água convencional.
Quanto ao esgotamento sanitário, a UTE Rio Taquaraçu não dispõe de qualquer tipo de tratamento de efluentes e lançam seus dejetos in natura nos corpos receptores, gerando significativa carga remanescente de DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) tornando-se um grande motivo de preocupação. Está em construção em Taquaraçu de Minas a ETE Taquaraçu de Minas que terá capacidade para tratar 5 l/s do esgoto do município. Nova União possui 100% na taxa de cobertura dos resíduos sólidos e não há informação disponível para Taquaraçu de Minas. Esses municípios ainda utilizam como destinação final o lixão.
A área de abrangência da UTE Rio Taquaraçu compreendem duas estações de amostragem de qualidade das águas operadas pelo IGAM, das quais uma localizadas no Rio Taquaraçu e a outra em seu afluente, o Rio Vermelho. As águas dos Rios Taquaraçu e Vermelho no trecho onde estão inseridas as estações de amostragem estão enquadradas na Classe 1.


Leia a versão digital da cartilha. DOWNLOAD DO ARQUIVO PDF.


Veja as fotos da região


Subcomitê Rio Taquaraçu

O Subcomitê Rio Taquaraçu foi instituído em 25 de agosto de 2008, composto pelos municípios de Caeté, Nova União, Taquaraçu de Minas, Santa Luzia e Jaboticatubas.

Composição do Subcomitê Rio Taquaraçu

Poder Público

Titulares

1Prefeitura de Nova UniãoVictor Hugo de Freitas Melo
2Prefeitura de CaetéFernanda B. Franco
3Secretaria de Meio Ambiente TaquaraçuBruna R. Pinto
4Prefeitura de Santa LuziaSérgio Ricardo Fernandes

Suplentes

1Câmara Municipal de Nova UniãoJosé Jesus de Oliveira
2Instituto Estadual de FlorestasDaniela Campos de Filippo
3Secretaria de Meio ambiente Taquaraçu de MinasJosilene Maria dos Santos
4APA Morro da Pedreira – ICMBioJosé Geraldo Araujo

 

Usuários de Água

Titulares

1CopasaVicente de Paula Rodrigues
2Horta MiltonMarcelo
3Taquaraçu EcoturJânio de Lima Marques
4ARCELLOR MITTALLuciola Maurem Santos

Suplentes

1Sindicato produtores ruraisPaulo Afonso
2Associação de Taquaraçu de BaixoEli Francisco Maria Pires Marques
3UNIAGROMaria do Perpetuo Socorro Pessoa
4SAAELidiany Fonseca

 

Sociedade Civil

Titulares

1Associação Novo HorizonteMatildes G. Lara
2ACONCHAMATarcísio de Paula Cardoso
3Associação São Vicente de PaulaLuana Inácio Moreira
4Instituto Pé de UrucumMariana Morales*

Suplentes

1MACACAAdemir Martins Bento
2Associação Maria de NazaréRicardo Costa Carvalho
3Sociedade Musical De Roças NovasCarlos Magalhães
4UNICIICLAAnderson Patrício Viana

*Coordenador geral do Subcomitê.


SCBH_Rio-Taquaraçu_CBH-Rio-das-Velhas-1500px


Lista de Presença – Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Rio Taquaraçu – Gestão 2018/2020