CTECOM planeja curso de formação para conselheiros

12/02/2020 - 18:36

Nivelar informações e orientar a atuação dos membros das diversas instâncias que compõem o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) – em especial os Subcomitês. É o que planeja a Câmara Técnica de Educação, Mobilização e Comunicação (CTECOM) com a proposta de um curso de formação para conselheiros. O assunto foi discutido em reunião nesta terça-feira (11), na sede do Comitê.

A Câmara se baseia na iniciativa do Subcomitê Ribeirão Arrudas, que em outubro de 2019 promoveu o seu 1º Curso de Formação de Conselheiros. O coordenador do segmento de usuários da entidade, Cristiano Abdanur, apresentou na reunião da CTECOM o que motivou a criação do curso e os principais temas abordados. “A ideia foi apresentar qual o papel do Subcomitê, onde ele está inserido dentro do CBH, quais os assuntos de fato são pertinentes à pauta do Subcomitê, qual a relação com a Peixe Vivo, para as pessoas entenderem institucionalmente como funciona e qual o papel dele como conselheiro dentro dessa engrenagem toda”.

Também presente na reunião, o gerente de projetos da Agência Peixe Vivo, Thiago Campos, elogiou a iniciativa e destacou que há uma rubrica no Plano Plurianual de Aplicação 2018-2020 específica para treinamentos internos. “Acho excelente a ideia e vai exatamente ao encontro do que está acontecendo em outros comitês de bacia, na busca por nivelamento e por estabelecer um diálogo compatível entre os seus membros. É necessário e, no que depender da Agência Peixe Vivo, a gente vai fazer o possível para contribuir”, disse.

Um grupo de trabalho da CTECOM deverá detalhar a proposta, que será formatada e finalizada pelo colegiado ainda no primeiro semestre de 2020.

Ainda na reunião, o coordenador do Programa de Comunicação Social e Relacionamento do CBH Rio das Velhas, Luiz Ribeiro, da empresa TantoExpresso, apresentou o conjunto de ações desenvolvidas nos meses de dezembro de 2019 e janeiro de 2020 – com destaque para as reportagens, vídeos e publicações produzidas, além de assessoria de imprensa.

A CTECOM

As Câmaras Técnicas são colegiados formados a partir das instituições que compõem a Plenária do CBH Rio das Velhas. Elas refletem o modelo de organização paritário do Comitê e tem como finalidade discutir com o tempo e a dinâmica que julgam necessárias as discussões temáticas, técnicas e complexas.

A CTECOM (Câmara Técnica de Educação, Mobilização e Comunicação) é encarregada de acompanhar os processos de comunicação e mobilização que estão em andamento no âmbito do CBH Rio das Velhas e de seus parceiros, tendo como finalidade pensar as ações educativas e de comunicação a serem executadas em projetos e ações do CBH Rio das Velhas ou de projetos contratados pela agência.

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social