Lançada a segunda edição da revista do CBH Rio das Velhas

22/09/2015 - 21:54

A segunda edição da revista do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) foi lançada durante a 85ª Plenária, que aconteceu no mês de agosto de 2015. O objetivo da publicação é mostrar as principais ações do CBH Rio das Velhas, provocar uma reflexão nos leitores e mostrar a importância e as belezas naturais da bacia.

A crise da água no Brasil ainda preocupa e, por isso, é assunto da matéria de capa da segunda edição da revista. Nela, o Comitê alerta mais uma vez para a preocupante situação do Rio das Velhas que está no estado de atenção, com uma vazão de 14m³/s. A baixa vazão compromete o abastecimento e também afeta a capacidade de depuração do Rio, piorando a qualidade da água. Sendo assim, o CBH Rio das Velhas aponto um novo caminho na gestão das águas.

Outro assunto abordado na revista foram as ações da Semana do Rio das Velhas que aconteceu no mês de julho, em Itabirito e reuniu diversos eventos em sua programação. Nos dias nos dias 02 e 03 de julho, representantes dos 16 Subcomitês se reuniram com a diretoria do CBH Rio das Velhas e convidados para discutir a situação atual, durante o V Encontro de Subcomitês. A proposta do Encontro foi de aprimorar a gestão do Comitê em prol do fortalecimento dos Subcomitês.

Ainda durante a Semana do Rio das Velhas foi realizado um treinamento teórico-prático de monitoramento das águas dos rios, com 20 participantes do projeto Amigos do Rio, pessoas selecionadas ao longo da Bacia do Rio das Velhas. Os participantes foram capacitados e formarão uma rede de informação ao longo da Bacia, através de contato telefônico, registro fotográfico, preenchimento de fichas e utilização do Manual de Orientação para procedimentos envolvendo mortandade de peixes.

Encerrando a Semana do Rio das Velhas, no dia 4 de julho, aconteceu a 5ª edição do FestiVelhas que foi aberto ao público e contou com a participação de artistas agentes culturais, professores e estudantes, no intuito de promover a preservação e a discussão da diversidade cultural em tempos de escassez.

O Plano Diretor de Recursos Hídricos (PDRH) também é destaque na segunda edição da revista do CBH Rio das Velhas. Em 2015, o PDRH foi atualizado e apresenta novidades como a proposição de agendas e o raio-x da bacia por meio das Unidades Territoriais Estratégicas (UTE’s). A atualização estava sendo realizada desde 2013 e passou por muitas etapas de avaliação, pesquisas e participação social das unidades territoriais da bacia que puderam contribuir com todos os aspectos regionais do sistema Rio das Velhas.

Desejamos uma boa leitura!

Leia a versão digital da revista