Oficina de Capacitação Ambiental acontece em São Bartolomeu, Ouro Preto (MG)

16/01/2018 - 20:06

No último sábado (13 de janeiro), em São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto, foi realizada a 3ª Oficina de Capacitação Ambiental do Projeto de Revitalização de Quatro Microbacias inseridas na Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas e na APA Estadual Cachoeira das Andorinhas. O evento buscou apresentar técnicas para a recuperação de áreas degradadas.

O projeto prevê a construção de barragens galgáveis e bacias de contenção, também conhecidas como barraginhas, o plantio de mudas, o cadastro e elaboração de estudos de alternativas de esgotamento sanitário, além de ações de mobilização social e educação ambiental. As áreas beneficiadas são as microbacias Córrego do Andaime, Córrego do Jequiti, Córrego do Afogador e Córrego São Bartolomeu, todas próximas ao distrito pertencente ao município de Ouro Preto.

Algumas obras para a revitalização das microbacias já foram realizadas. 

Para isso, o O professor e biólogo, Alexander Diego, fala sobre o objetivo da oficina: “O intuito foi o de apresentar os sistemas e dividimos a oficina em três partes teóricas. Na primeira, abordamos os principais impactos nas áreas de mata ciliar no meio rural e urbano. No segundo momento, trabalhamos com algumas técnicas que copiamos da natureza, para que tenha mais identidade ecológica. E por último, falamos sobre modelos ecológicos para implantação em áreas de recuperação”.

Durante a oficina, a comunidade local falou sobre os conflitos e impactos que acontecem na região e sobre a importância de proteger a cabeceira do Rio das Velhas.

Segundo o coordenador-geral do Subcomitê Nascentes, Ronald Guerra, esse é o primeiro projeto que conta com uma obra de infraestrutura na região. “As técnicas estão sendo implantadas nas propriedades que aderiram ao projeto e elas fazem intervenções para assegurar que a água permaneça mais tempo no solo, com a água no solo garantimos uma melhor infiltração e alimentação de nascentes e cursos d’água, aumentando assim, a oferta de água na região”.

Guerra também ressaltou a participação social nas oficinas. “O projeto está tendo uma boa participação da comunidade com a adesão de alguns proprietários que estão fazendo os cursos de capacitação. Também participam pessoas de fora da comunidade que estão interessadas no assunto, como estudantes, mestrandos em áreas afins e curiosos a respeito dos assuntos tratados no projeto”.

Veja as fotos do evento:

São Bartolomeu: primeira vila às margens do Rio das Velhas

A fartura de frutas no distrito de São Bartolomeu, em Ouro Preto, induziu os moradores à fabricação de doces caseiros, tradição reconhecida na região. Cercado pelas águas ainda limpas do Rio das Velhas e pelo Parque Florestal Uaimii, São Bartolomeu é um local de águas preservadas, mas com pouca disponibilidade.

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) São Bartolomeu, inaugurada em 2008, é a estação localizada mais a montante no Rio da Velhas. Com ela, evita-se que a cabeceira do rio receba cargas de matéria orgânica que poluirão suas águas, à jusante.

UTE Nascentes

A Unidade Territorial Estratégica Nascentes localiza-se no Alto Rio das Velhas e possui uma área de 541,58 km², integrada pelos municípios de Itabirito e Ouro Preto. Nesta UTE, o Rio das Velhas tem 55 quilômetros de comprimento, desde suas nascentes no Parque Natural Municipal Cachoeira das Andorinhas, em Ouro Preto, até a barragem de Rio de Pedras, em Acuruí, distrito de Itabirito. Sua área urbana com maior representatividade é Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto, e seus principais afluentes são: Rio Maracujá, Ribeirão do Funil, Córrego Olaria e Córrego do Andaime.


Mais informações e fotos em alta resolução:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br