Reunião do Subcomitê Poderoso Vermelho discute mineração na Serra da Piedade

25/10/2017 - 12:53

Embargada desde 2006 por uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPE) e IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), a mineração na Serra da Piedade voltou a ser tema de debate entre a população de Caeté, Sabará e Santa Luzia em reunião do Subcomitê (SCBH) Poderoso Vermelho, na última sexta-feira (20/10), em Ravena. O motivo se dá em função do fato de a mineradora AVG manifestar o interesse em retomar as atividades minerárias nesta área considerada patrimônio natural, histórico, ambiental, cultural e religioso, e tombada pelo IEPHA-MG (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais) e IPHAN.


 Serra da Piedade, foto tirada na comunidade Arco Irís, em Ravena. Crédito: Ohana Padilha

Segundo a ativista ambiental Maria Teresa Corujo (Teca), que conduziu a apresentação pela ONG SOS Serra da Piedade, a empresa estaria valendo-se de um acordo judicial que determina a recuperação ambiental em área da antiga mina para ampliar as atividades de mineração. “Estamos buscando todos os caminhos para que, se há um acordo judicial que vise recuperar um passivo ambiental, que ele seja cumprido à risca e que isso não signifique ampliar ainda mais a destruição a esse patrimônio de todos nós”, disse.

Júlio Bernardes, representante da sociedade civil na coordenação do SCBH Poderoso Vermelho, disse que as entidades locais já acionaram MPE por entenderem que a mineradora AVG estaria extrapolando o acordo judicial de recuperação ambiental que possui. “A gente concorda que eles retirem a pilha de estéril de lá, mas no pedido de licenciamento ambiental que fizeram junto ao Estado, eles solicitam supressão de vegetação, o que nos faz concluir que a intenção é expandir a área. Além disso, falam em suprimento de águas disponíveis. Ou seja: estão querendo captar a pouca água que temos aqui na região para lavar minério”.

Julio ainda destacou a importância estratégica da Serra da Piedade no contexto hídrico da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas. “Tem dezenas de nascentes nessa encosta da Serra, e todas elas estão ameaçadas pela atividade de mineração”.

Ainda durante o encontro, vários moradores da região relataram ter observado falta d’água em comunidades que ficam em pontos a jusante da mineradora, especialmente em dias de semana. Os representantes do Subcomitê se prontificaram a formalizar e apresentar também esse fato ao MPE, para providências.

Veja as fotos da reunião:

O território

A Unidade Territorial Estratégica (UTE) Poderoso Vermelho localiza-se no Médio Rio das Velhas. Composta pelos municípios de Sabará, Santa Luzia e Taquaraçu de Minas, ocupa uma área de 360,48 km2, com uma população de 229.173 habitantes. Os principais rios da Unidade são o Ribeirão Vermelho, Ribeirão Poderoso, Ribeirão das Bicas e Córrego Santo Antônio.


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br