Subcomitê Poderoso Vermelho dá primeiro passo para instituição e vota coordenação geral

19/03/2015 - 12:53

Os Subcomitês são grupos consultivos e propositivos que atuam nas sub-bacias do rio das Velhas. Sua contribuição se faz nas propostas de melhoria da quantidade e qualidade das águas nas bacias hidrográficas locais, contribuindo no planejamento e aprimoramento da gestão das águas da Unidade Territorial Estratégica pertencente.

Outra atribuição do Subcomitê é revelar os conflitos referentes aos recursos hídricos e levar ao conhecimento do CBH Rio das Velhas e dos órgãos e entidades competentes os problemas ambientais porventura constatados em sua sub-bacia.

Com esses propósitos, se reuniram representantes da sociedade civil, usuários da água e poder público, no dia 5 de março, em Santa Luzia para a eleição da coordenação do Subcomitê Poderoso Vermelho, que poderá ser instituído, se aprovado na reunião da 84ª plenária do CBH Rio das Velhas.

A unidade estratégia se localiza no Médio rio das Velhas e fazem parte os municípios de Taquaraçu de Minas, Sabará e Santa Luzia. O Subcomitê recebeu esse nome devido aos rios Vermelho e Poderoso, importantes cursos d’água da região.

Veja fotos da reunião

[Gallery-H album=’ReuniaoPoderosoVermelho05032015′ template=’t1]

A eleição

Reuniao_PoderosoVermelho_CBHRiodasVelhas_TantoExpresso_credito_MichelleParron_baixa-33_destaqueO secretário de Meio Ambiente de Santa Luzia, Deusdedite Ferreira de Aguiar,  foi eleito o coordenador do subcomitê.

A eleição aconteceu num clima amistoso, quando os participantes se dividiram em grupos e escolheram seus representantes. Para representar os usuários de água foi escolhida Daniela Amorim, que disse já estar na área ambiental há sete anos. “Queremos desenvolver ações que contemplem a região e levar ao Comitê. Assim preservaremos nossos rios e o rio das Velhas”, afirmou.

Já José Nildo de Oliveira, do Projeto Movimento Apoio a Vida, representou a sociedade civil. “Nasci e cresci na roça e por isso, conheço de perto a realidade do meio ambiente. Nossa proposta é defender nossos rios”, disse.

Deusdedite Ferreira de Aguiar, secretário de meio ambiente de Santa Luzia, representou o poder público e por 13 votos a cinco, foi eleito coordenador geral do Subcomitê.

“Agradeço a todos e quero dizer que iremos caminhar junto ao Comitê em busca de melhorias e projetos para a região e toda a bacia do rio das Velhas”, comentou ao destacar que “quando um conselho se faz é preciso que todos se mobilizem”. Ainda segundo o coordenador eleito, “a prioridade é discutir projetos e ações de reflorestamento, preservação de nascentes, tratamento de esgoto, entre outros que contemplem o rio das Velhas e com ele toda a região”.

Conheça a UTE (Unidade Territorial Estratégica) Poderoso Vermelho

 Para ampliar o mapa clique na imagem – Para MAPOTECA completa em formato A3, CLIQUE AQUI
Mais informações e fotos em alta resolução:
Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br