Vídeo Documentário detalha Expedição ‘Rio das Velhas, te quero vivo’

20/07/2017 - 13:50

Entre os meses de maio e junho deste ano, os canoístas da Expedição ‘Rio das Velhas, te quero vivo’ – uma iniciativa do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) e Projeto Manuelzão – percorreram aproximadamente 150km do rio desde a nascente, em Ouro Preto, até Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Ao lado deles, uma equipe de comunicação e produção de vídeo registrou todos os passos da caravana, os locais percorridos, os principais pontos de pressão sobre o rio e as ações de mobilização social e educação ambiental promovidas em cada localidade visitada.

A iniciativa pode ser agora conferida no vídeo documentário oficial da expedição, com duração de 25min, e em suas versões reduzidas de 8min e 2min. O trabalho foi realizado pela TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social, empresa executora do Programa de Comunicação Social e Relacionamento do CBH Rio das Velhas, os vídeos incluem imagens aéreas feitas por drone, como também de dentro do rio, captadas por um dos canoístas da expedição.

Assistam ao Vídeo Documentário (25 minutos)

Confiram também a as versões reduzidas de 8 minutos e 2 minutos


Ficha Técnica
Realização: CBH Rio das Velhas, Projeto Manuelzão e Agência Peixe Vivo
Direção: Rodrigo de Angelis, Paulo Vilela e Pedro Vilela
Fotografia: Léo Boi e Rodrigo de Angelis
Montagem: Léo Boi
Imagens adicionais: Gustavo Abah (imagens aéreas da Serra do Gandarela)
Entrevistas: Luiz Guilherme Ribeiro


Expedição ‘Rio das Velhas, te quero vivo’

O projeto aconteceu entre os dias 28 de maio e 04 de junho e buscou conhecer a realidade atual do Alto Rio das Velhas e mobilizar a sociedade para a revitalização da Bacia Hidrográfica. A caravana percorreu, ao todo, oito municípios – Ouro Preto, Itabirito, Rio Acima, Nova Lima, Raposos, Sabará, Santa Luzia e Belo Horizonte.

O trecho percorrido pelos canoístas está inserido em uma região que é caraterizada por ser uma zona de recarga fluvial fundamental para o abastecimento de Belo Horizonte e abriga significativos aquíferos que contribuem diretamente para a manutenção do ciclo hídrico da região. Junto à Expedição, profissionais da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) fizeram coletas e avaliação de parâmetros de qualidade da água em pontos estratégicos do trajeto. O objetivo foi elaborar um diagnóstico do Alto da Bacia do Rio das Velhas.

A Expedição ‘Rio das Velhas, te quero vivo’ foi uma realização do CBH Rio das Velhas e do Projeto Manuelzão com a parceria da Agência Peixe Vivo, Copasa e apoio das prefeituras municipais de Ouro Preto, Itabirito, Rio Acima, Raposos, Nova Lima, Sabará, Santa Luzia e Belo Horizonte.


Confiram as matérias produzidas sobre a Expedição ‘Rio das Velhas, te quero vivo’:

https://cbhvelhas.org.br/noticias/expedicao-rio-das-velhas-te-quero-vivo-inicia-sua-jornada-em-prol-da-revitalizacao-da-bacia-em-ouro-preto/

https://cbhvelhas.org.br/noticias/expedicao-rio-das-velhas-te-quero-vivo-chega-a-acurui-distrito-de-itabirito-nesse-primeiro-dia-de-navegacao/

https://cbhvelhas.org.br/noticias/expedicao-percorre-aguas-do-municipio-de-itabirito-nessa-terca-feira/

https://cbhvelhas.org.br/noticias/expedicao-rio-das-velhas-te-quero-vivo-chega-a-rio-acima-nessa-quarta-feira/

https://cbhvelhas.org.br/noticias/menor-vazao-maior-poluicao-expedicao-passa-por-nova-lima-e-chega-a-raposos-nessa-quinta/

https://cbhvelhas.org.br/noticias/em-trecho-de-vazao-reduzida-expedicao-rio-das-velhas-te-quero-vivo-chega-a-sabara/

https://cbhvelhas.org.br/noticias/expedicao-rio-das-velhas-te-quero-vivo-encerra-navegacao-em-santa-luzia/

https://cbhvelhas.org.br/noticias/expedicao-e-oficialmente-encerrada-em-evento-na-praca-da-liberdade/


Mais informações :

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br