A Unidade Territorial Estratégica Peixe Bravo localiza-se no Médio Rio das Velhas. Composta pelos municípios de Jequitibá, Presidente Juscelino e Santana de Pirapama, ocupa uma área de 1.169,89 km2 e possui uma população de 8.580 habitantes. Seus rios principais são o Riacho Riachão, Córrego Vargem Formosa Córrego da Serra e Córrego Tibuna.

Assista ao vídeo

.
A UTE Peixe Bravo não possui Unidade de Conservação inserida em seu território. Quanto à prioridade, 328 hectares da área da UTE são considerados prioritários para conservação inseridos na área denominada São Francisco e Grandes Afluentes.

Na UTE Peixe Bravo 66,2% do uso do solo é representado pela agropecuária e 29% de cobertura natural (cerrado). Quanto à fragilidade ambiental, a UTE apresenta 60,05% de seu território com forte suscetibilidade à erosão e 29% com média suscetibilidade. A compactação do solo e a ocupação desordenada aceleram os processos erosivos, além do que as características naturais do terreno tornam a área susceptível.

Santana de Pirapama, único município com sede na UTE, possui Plano Municipal de Saneamento Básico. Na UTE há captação de água para o abastecimento de 100% dos municípios de Santana de Pirapama e Presidente Juscelino. O índice de atendimento de água na UTE é de 85,99%, indesejado e requer ampliação. Santana do Pirapama possui tratamento de água com simples desinfecção para o abastecimento público. No que se refere aos efluentes, a UTE Peixe Bravo não dispõe de qualquer tipo de tratamento de efluentes. Quanto aos resíduos sólidos, o município de Santana do Pirapama tem como destinação final dos resíduos sólidos o aterro controlado, forma inadequada de disposição.

A área de abrangência da UTE Peixe Bravo compreende duas estações de amostragem de qualidade das águas operadas pelo IGAM, localizadas no Rio das Velhas. As águas nas duas estações estão enquadradas na Classe 2.

Leia a versão digital da cartilha

Veja as fotos da região

Conheça a Unidade Territorial Estratégica (UTE) Peixe Bravo:

UTE_Peixe_Bravo_CBH-Rio-das-Velhas-1500px