A Unidade Territorial Estratégica (UTE) Poderoso Vermelho localiza-se no Médio Rio das Velhas. Composta pelos municípios de Sabará, Santa Luzia e Taquaraçu de Minas, ocupa uma área de 360,48 km2, com uma população de 229.173 habitantes. Os principais rios da Unidade são o Ribeirão Vermelho, Ribeirão Poderoso, Ribeirão das Bicas e Córrego Santo Antônio.

Assista ao vídeo

.
A UTE Poderoso Vermelho possui quatro Unidades de Conservação inseridas parcialmente em seu território, ocupando 4,65% de sua área total. Quanto à prioridade, 3% da área da UTE é considerada prioritária para conservação, por estar inserida na Província Cárstica de Lagoa Santa.

Na UTE Poderoso Vermelho a cobertura natural representa 60,9% da superfície, sendo predominante o cerrado. A área urbana ocupa 9,94% do território e apresenta regiões de uso intensivo, com edificações e sistema viário, predominando as superfícies artificiais não agrícolas. A agropecuária ocupa 28,8% do seu território.

Quanto à fragilidade ambiental, a UTE apresenta 76,58% de seu território com forte suscetibilidade à erosão e 21,78% com média suscetibilidade. A compactação do solo, a declividade acentuada e ocupação desordenada aceleram os processos erosivos.

Na UTE Poderoso Vermelho há captação de água para o abastecimento dos municípios de Santa Luzia e Sabará, 2% de cada. A captação complementar é realizada em outras localidades (Rio das Velhas, Barragem Rio Manso, Barragem Serra Azul e Barragem Vargem das Flores). O consumo per capita na Unidade é de 108,5 L/hab. dia e o município de Santa Luzia possui tratamento de água convencional.

No que se refere aos efluentes, a UTE possui cinco Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) em operação. O índice de tratamento é de 26,63%, de forma que há geração de significativa carga poluidora. A ETE Tenente está em obra, com capacidade de 17,2 l/s. Quanto aos resíduos sólidos, o município de Santa Luzia tem como destinação final o aterro controlado, caracterizado por uma disposição do lixo não licenciável e inadequada. Ainda em Santa Luzia há coleta diferenciada de resíduos de serviço de saúde.

As águas do Ribeirão Poderoso são enquadradas na Classe 2, enquanto as do Rio das Velhas na Classe 3. O estudo mostra que os principais agentes de degradação das águas superficiais na UTE Poderoso Vermelho devem-se, sobretudo, aos lançamentos de esgotos domésticos e aos efluentes industriais e, em menor escala, cargas difusas.

Leia a versão digital da cartilha

Veja as fotos da região

Subcomitê Poderoso Vermelho

O Subcomitê Poderoso Vermelho foi instituído em 13 de maio de 2015, composto pelos municípios de Sabará, Santa Luzia e Taquaraçu de Minas.

Composição Subcomitê Poderoso Vermelho

Poder Público

Titulares

1 Instituto Estadual de Florestas (IEF) Fernando Duarte
2 Prefeitura Municipal de Sabará Reginaldo Ferreira
3 Prefeitura Municipal de Santa Luzia Liliana Sousa*
4 IFMG – Campus Santa Luzia Leandro de Aguiar

Suplentes

1 Emater – Sabará José Luis Guimarães
2 Prefeitura Municipal de Sabará Isaque Roberto
3 Prefeitura Municipal de Santa Luzia Russlan Abadjieff
4

 

Usuários de Água

Titulares

1 LACTALIS Daniela Amorim
2  Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos – CTR Maquiné Maíra de Souza Heneine
3 Copasa Vicente Rodrigues
4 Celulose Irani S.A. Gustavo Bernardes Ferreira

Suplentes

1 Trilhas da Serra Daniel Árabe
2 Thyssenkrupp Carolina Sicari
3 BMA Ambiental Mychelle Sarah
4 Em aberto Em aberto

 

Sociedade Civil

Titulares

1 Projeto Movimento de Apoio à Vida José Nildo Oliveira
2 Associação Mãos Amigas Genessi Ferreira
3 CSA Minas Júlio Bernades
4  Associação Empresarial de Santa Luzia – AESL Virgínia Célia

Suplentes

1 Lions Clube de Santa Luzia Carlos Dias
2 Associação Comunitária da Região Sul de Ravena – ASCOSUL Maria do Carmo
3 CSA Minas Ione Serafini
4 Ass. Prod. Familiar de Ravena Miguel das Dores Pinto

*coordenador – geral do Subcomitê

Conheça a Unidade Territorial Estratégica (UTE) Poderoso Vermelho :

UTE_Poderoso-Vermelho_CBH-Rio-das-Velhas-1500px.