A Unidade Territorial Estratégica (UTE) Ribeirão Picão localiza-se no Médio Baixo Rio das Velhas e é composta pelos municípios de Corinto, Curvelo, Inimutaba, Morro da Garça e Santo Hipólito. A Unidade ocupa uma área de 1.716,59 km² e detém uma população de 1.716,59 habitantes. O rio principal desta UTE é o Ribeirão Picão, com 80,25 quilômetros de extensão.

Assista ao vídeo

.
A UTE Ribeirão Picão não possui Unidades de Conservação inseridas em seu território. Quanto à prioridade, 8% da área da UTE é considerada prioritária para conservação.

Quanto à susceptibilidade erosiva, a UTE apresenta 55,23% de seu território com forte fragilidade à erosão e 34,79% com média fragilidade. As características naturais do terreno, a compactação do solo e a ocupação desordenada aceleram os processos erosivos.

Na UTE Ribeirão Picão há captação de água para abastecimento de 100% do município de Corinto que possui tratamento de água convencional e Plano Municipal de Saneamento Básico. O consumo per capita da UTE Ribeirão Picão (111,90 L/hab.dia) é inferior ao da Bacia do Rio das Velhas (136,23 L/hab.dia).

No que se refere aos efluentes, a UTE Ribeirão Picão possui uma ETE localizada em Corinto, com capacidade de tratamento de 68 l/s de esgoto. A UTE apresenta o quarto maior índice de tratamento de esgoto entre as UTEs da Bacia do Rio das Velhas.

Quanto aos resíduos sólidos, em Corinto a destinação final é o lixão, entretanto há coleta diferenciada de resíduos sólidos de serviço de saúde.

A área de abrangência da UTE Ribeirão Picão compreende oito estações de amostragem de qualidade das águas, sendo quatro localizadas no Rio das Velhas, duas no Córrego Jaboticatubas e duas no Córrego Matadouro. As águas nestas estações estão enquadradas na Classe 2.

Leia a versão digital da cartilha da UTE Ribeirão Picão.

Veja as fotos da região

Conheça a Unidade Territorial Estratégica (UTE) Ribeirão Picão:

UTE_Ribeirão Picão_1500px