A Unidade Territorial Estratégica Rio Itabirito localiza-se no Alto Rio das Velhas, possui uma área de 541,58 km2 composta pelos municípios de Itabirito, Ouro Preto e Rio Acima. A Unidade tem uma população de aproximadamente 32 mil habitantes. O município de maior porte populacional é Itabirito, que concentra 90,1% do total. Os rios principais são o Rio Itabirito, Ribeirão Mata Porcos e Ribeirão do Silva, com extensão de 73 Km dentro da área delimitada para a Unidade Territorial.

Assista ao vídeo

.
A UTE Rio Itabirito possui o total de quatro Unidades de Conservação (UC) inseridas parcialmente em seu território, somando aproximadamente 9.586,49 ha de áreas protegidas (17,47% da área total da UTE). Quanto à administração dessas áreas, são todas estaduais. A totalidade da área está inserida no Quadrilátero Ferrífero, o que a qualifica como área prioritária para conservação.

Na UTE Rio Itabirito a cobertura natural representa 79,2% da superfície, sendo representada por áreas de cerrado (54,76%) e formações florestais (22,8%). Quanto à susceptibilidade erosiva, a UTE apresenta 66,57% de seu território com forte fragilidade à erosão e 30,29% com média fragilidade.

No município de Itabirito ocorre captação de água para o abastecimento. O atendimento de água na UTE Rio Itabirito é elevado, entretanto possui altos níveis de desperdício, com perdas de faturamento e distribuição em sistemas de abastecimento. O município de Itabirito possui 100% de taxa de cobertura dos resíduos sólidos, tendo como destinação final o aterro sanitário. Existe, ainda, coleta diferenciada de resíduos sólidos de serviço de saúde, sendo encaminhado para Santa Luzia (MG).

Nas águas do rio das Velhas a montante da foz do rio Itabirito é classificada como Classe 1. No ribeirão do Silva no total atenderam integralmente à Classe 1 e no ribeirão Mata Porcos há compatibilidade com a Classe 1. No entanto, a região sazonalmente possui rios de Classe 2, 3 e 4. Os principais agentes de degradação das águas superficiais associaram-se, sobretudo, aos lançamentos de esgotos domésticos e aos efluentes industriais.

Leia a versão digital da cartilha

Veja as fotos da região

Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itabirito

O Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itabirito foi instituído pelo CBH Rio das Velhas no dia 12 de maio de 2006 e tem atuação na bacia hidrográfica do Rio Itabirito, que integra grande parte do território do município de Itabirito e parte de Ouro Preto.

Composição do Subcomitê Rio Itabirito

Poder Público

Titulares

1 Antônio Marcos Generoso Cotta Prefeitura Municipal de Itabirito
2 Luis Fernando dos Santos Clímaco Instituto Estadual de Florestas – Estação Ecológica de Arêdes
3 Nadja Apolinário SEMMA – Ouro Preto

Suplentes

1 Marilda de Almeida Emater – Itabirito
2 Fabíola Pena Forte Nonato SEMAM – Itabirito
3 José Luiz Esteves dos Santos Defesa Civil

 

Usuários de Água

Titulares

1 Heloísa C. F. Cavallieri Pedrosa SAAE Itabirito
2 Renato Gomes Batista Vale S.A.
3 Kézia Martins SAFM – Mineração

Suplentes

1 Karine de Mattos Superbi FEMSA
2 Rodrigo Matta Machado ASSITUR
3 Junio Carlos de Deus Sindicato dos Produtores Rurais de Itabirito

 

Sociedade Civil

Titulares

1 Célio dos Santos União Ambientalista de Itabirito – UAI Itabirito
2 Ronald de Carvalho Guerra Associação Quadrilátero das Águas – AQUA
3 Odilon de Lima Águas do Acuruí

Suplentes

1 Francisco Lana Nascimento Associação Comunitária São Judas Tadeu
2 Maria Matozinhos Sifrônio (Tuzinha) Sindeci
3 Dênis José Donato da Mota Adesita

Conheça a Unidade Territorial Estratégica (UTE) Rio Itabirito

SCBH_Rio-Itabirito_CBH-Rio-das-Velhas-1500px