A Unidade Territorial Estratégica (UTE) Rio Taquaraçu localiza-se no Médio Rio das Velhas. Composta pelos municípios de Caeté, Jaboticatubas, Nova União, Santa Luzia e Taquaraçu de Minas ocupa uma área de 795,5 km2 e detém uma população de 41.094 habitantes. Os principais rios da Unidade são o Rio Taquaraçu, Rio Vermelho, Ribeirão Ribeiro Bonito e o Rio Preto.

Assista ao vídeo

.
A UTE Rio Taquaraçu possui sete Unidades de Conservação inseridas parcialmente em seu território, ocupando 16% da área total da UTE. Quanto à prioridade, 19% da área da UTE é considerada prioritária para conservação, inserida em quatro áreas prioritárias: Espinhaço Meridional; Floresta da Borda Leste do Quadrilátero Ferrífero; Província Cárstica de Lagoa Santa e Quadrilátero.

Na UTE Rio Taquaraçu, 36,8% do uso do solo é representado por vegetação arbustiva, outros 31,1% pela vegetação arbórea e 27,7% agropecuária. Quanto à fragilidade ambiental, a UTE apresenta 67,88% de seu território com forte suscetibilidade à erosão e 28,57% com média suscetibilidade. A compactação do solo, declividade acentuada e ocupação desordenada aceleram os processos erosivos.

Embora a sede do município Caeté não esteja localizada na UTE Rio Taquaraçu, 83% da água para o seu abastecimento é proveniente dessa Unidade que também é responsável por 100% do abastecimento dos municípios de Nova União e Taquaraçu de Minas, cujas sedes estão localizadas em sua região. E Nova União e Taquaraçu de Minas possuem tratamento de água convencional.

Quanto ao esgotamento sanitário, a UTE Rio Taquaraçu não dispõe de qualquer tipo de tratamento de efluentes e lançam seus dejetos in natura nos corpos receptores, gerando significativa carga remanescente de DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) tornando-se um grande motivo de preocupação. Está em construção em Taquaraçu de Minas a ETE Taquaraçu de Minas que terá capacidade para tratar 5 l/s do esgoto do município. Nova União possui 100% na taxa de cobertura dos resíduos sólidos e não há informação disponível para Taquaraçu de Minas. Esses municípios ainda utilizam como destinação final o lixão.

A área de abrangência da UTE Rio Taquaraçu compreendem duas estações de amostragem de qualidade das águas operadas pelo IGAM, das quais uma localizadas no Rio Taquaraçu e a outra em seu afluente, o Rio Vermelho. As águas dos Rios Taquaraçu e Vermelho no trecho onde estão inseridas as estações de amostragem estão enquadradas na Classe 1.

Leia a versão digital da cartilha

Veja as fotos da região

Subcomitê Rio Taquaraçu

O Subcomitê Rio Taquaraçu foi instituído em 25 de agosto de 2008, composto pelos municípios de Caeté, Nova União, Taquaraçu de Minas, Santa Luzia e Jaboticatubas.

Composição do Subcomitê Rio Taquaraçu

Poder Público

Titulares

1 Prefeitura Nova União Pedro Paulo Repolês
2 Prefeitura Caeté Ayron dos Santos Pinto
3 Secretaria Meio Ambiente Taquaraçu Bruna R. Pinto
4 Prefeitura Santa Luzia Roberto Martins F. Junior

Suplentes

1 APA Morro da Pedreira – ICMBio José Geraldo Araujo
2 Secretaria de Meio Ambiente Caeté Fernanda B. Franco
3 EMATER José Luis Ciotola Guimarães
4 Em aberto Em aberto

 

Usuários de Água

Titulares

1 COPASA Renata Mayrink Ferreira
2 SAAE Pedro Las Casas Campos  Coelho
3 UNIAGRO Walter Caetano Pinto
4 Arcelor Mittal Roberto Barbosa

Suplentes

1 COPASA Alexandre de Assis Gonçalves
2 SAAE Lidiany Fonseca
3 UNIAGRO Maria do Perpetuo Socorro Pessoa
4 Arcelor Mittal Gabriela Mendes

 

Sociedade Civil

Titulares

1 Associação Maria de Nazaré – AMAN Ricardo Costa Carvalho
2 ACONCHAMA Tarcísio de Paula Carvalho
3 MACACA Ademir Martins Bento
4 Instituto Pé de Urucum Mariana Morales

Suplentes

1 Novo Horizonte Carmelita
2 Em aberto Em aberto
3 Sociedade Musical de Roças Novas Carlos Magalhães
4 UNICIICLA Anderson Patrício Viana

Conheça a Unidade Territorial Estratégica Rio Taquaraçu:

SCBH_Rio-Taquaraçu_CBH-Rio-das-Velhas-1500px