A Unidade Territorial Estratégica Ribeirões Tabocas e Onça localiza-se no Médio Rio das Velhas. Composta pelos municípios de Araçaí, Cordisburgo, Curvelo, Jequitibá e Paraopeba, ocupa uma área de 1.223,26 km2 e detém uma população de 13.209 habitantes. Seus principais cursos d’água são o Ribeirão da Onça, Ribeirão Tabocas, Ribeirão do Melo e Córrego Barro Vermelho.

Assista ao vídeo

.

Com relevo calcário, a região possui ínumeras grutas, sendo a Gruta de Maquiné a mais famosa. Com uma vegetação de campos gerais e veredas, a região é terra natal do escritor Guimarães Rosa, sendo fonte de inspiração de sua obra literária. As grutas e a cultura do sertão atraem muitos turistas à região.

A UTE Ribeirões Tabocas e Onça possui uma Unidade de Conservação inserida em seu território, ocupando 73,14 hectares, chamada Monumento Natural Peter Lund. Quanto à prioridade, 14% da área da UTE são considerados prioritários para conservação, denominadas Caverna do Salitre e Paraopeba.

Na UTE Ribeirões Tabocas e Onça 69,7% do uso do solo é representado pela agropecuária e 21% de cobertura natural, representada pelo cerrado. A área urbana ocupa 0,23% do território. Quanto à fragilidade ambiental, a UTE apresenta 64,13% de seu território com forte suscetibilidade à erosão e 28,5% com média suscetibilidade. A compactação do solo e a ocupação desordenada aceleram os processos erosivos.

Araçaí e Cordisburgo, municípios com sede na UTE, possuem Plano Municipal de Saneamento Básico e tratamento de água com desinfecção e fluoretação. Na UTE há captação de água para o abastecimento de 100% desses municípios. O consumo per capita da UTE (124,10 L/hab. dia) é inferior ao da Bacia do Rio das Velhas (136,23 L/hab. dia).

No que se refere aos efluentes, a UTE Ribeirões Tabocas e Onça dispõe de uma Estação de Tratamento de Esgoto no município de Cordisburgo, com capacidade de tratamento de 12 l/s, recém construída, que trata parcialmente o esgoto gerado na UTE. Quanto aos resíduos sólidos, Araçaí e Cordisburgo têm como destinação final dos resíduos sólidos o aterro controlado, forma inadequada de disposição. Em Cordisburgo há coleta diferenciada de resíduos sólidos de serviço de saúde.

A área de abrangência da UTE Ribeirões Tabocas e Onça compreende duas estações de amostragem de qualidade das águas operadas pelo IGAM, localizadas no Rio das Velhas e no Ribeirão Onça. As águas nas duas estações estão enquadradas na Classe 2.

Leia a versão digital da cartilha da UTE Ribeirões Tabocas e Onça.

Veja as fotos da região

Unidade Territorial Estratégica Ribeirões Tabocas e Onça