Atendimento CNARH 0800

A Agência de Bacia AGB Peixe Vivo disponibiliza um serviço de atendimento telefônico gratuito para orientar os Usuários de Recursos Hídricos sobre o CNARH, o Cadastro Nacional de Usuários de Recursos Hídricos. O atendimento é realizado por profissionais com conhecimento técnico para sanar dúvidas sobre o cadastro e auxiliar os Usuários no acesso e preenchimento dos dados no sistema.

O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 18 horas, exceto feriados. Os telefones são:

Bacia do Rio São Francisco – 0800-031-1607

Bacia do Rio das Velhas – 0800-031-1608

Boleto de arrecadação da Cobrança pelo Uso da Água

Acesse a página do IGAM – Instituto Mineiro de Gestão das Águas, com informações sobre o pagamento do Documento de Arrecadação Estadual DAE, relativo à cobrança pelo uso da águas nas Bacias Hidrográficas de Minas Gerais: Clique aqui.

CNARH

O CNARH, Cadastro Nacional de Usuários Recursos Hídricos, é parte integrante do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos e foi desenvolvido pela Agência Nacional de Águas para “permitir o conhecimento do universo dos usuários das águas superficiais e subterrâneas em uma determinada área, bacia ou mesmo em âmbito nacional”. No sistema do CNARH, os próprios usuários de recursos hídricos podem preencher e atualizar os dados relativos ao uso que fazem da água.

Em implantação gradativa no Brasil, o Cadastro tem o objetivo de reunir dados sobre localização, quantidades de água retirada e esgoto devolvido, finalidade do uso e outras informações sobre cada usuários de água nas Bacias do País. Com esses dados, por exemplo, calcula-se o valor que cada Usuário deve pagar nas regiões onde já se iniciou a Cobrança Pelo uso dos Recursos Hídricos.

Conheça mais sobre o CNARH no site da Agência Nacional de Águas.

USUÁRIOS DE RECURSOS HÍDRICOS

Usuários de Recursos Hídricos são as empresas, indústrias, agricultores, pecuaristas, entre outras atividades, que captam água diretamente de rios, lagos e poços e devolvem efluentes ou esgotos para a natureza. Os usuários de Recursos Hídricos estão sujeitos à Outorga de recursos Hídricos e à Cobrança pelo Uso da Água. Saiba mais sobre os usuários e a cobrança pelo uso da água.