- Este evento já passou.
7º Deixem o Onça Beber Água Limpa – Nosso Parque: que parque queremos?
13/06/2015 ~ 09:00-13:00
Evento será realizado em prol da requalificação socioeconômica ambiental na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Onça
O Conselho Comunitário Unidos pelo Ribeiro de Abreu (COMUPRA), com o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), realiza no próximo sábado (13), a sétima edição do evento Deixem o Onça Beber Água Limpa – “Nosso Parque: que parque queremos?”.
O evento tem o objetivo de anunciar à comunidade as intervenções e investimentos realizados na região, além de despertar a atenção do poder público, iniciativa privada, mídia e população para seu enorme potencial, promovendo e incentivando ações que levem à sua requalificação socioeconômica, ambiental e participativa.
Com esta iniciativa, a comunidade reivindica antigas demandas da região, como a relocalização das famílias inseridas nas manchas de inundação do Ribeirão Onça; a construção de um novo acesso ao Bairro Ribeiro de Abreu e bairros vizinhos por meio da implantação de uma ponte sobre o ribeirão; a implantação do Parque do Onça; a interceptação de todo o esgoto da região e a municipalização da MG-20, dentre outras. Haverá também durante o evento o anúncio do início da obra de interligação de interceptores que possibilitará retirada de 200 litros de esgoto por segundo lançados in natura no Córrego Gorduras.
Além disso, serão realizadas diversas atividades culturais voltadas para a educação ambiental e lazer, tendas de informação e formação, oficinas e shows. O evento acontece no Parque Escola Jardim Belmonte, localizado na rua Jornalista Abrahão Sadi, 380, Bairro Jardim Belmonte.
Sobre o Ribeirão do Onça
O Ribeirão Onça se forma a partir da confluência do Ribeirão Pampulha com o Córrego Cachoeirinha. Deste ponto até a sua foz, no Rio das Velhas, o Ribeirão tem 8,3 Km de extensão e marca a divisa das regiões Norte e Nordeste da capital. É considerado o maior poluidor do Rio das Velhas e expõe, de forma incontestável, a degradação de toda a Bacia. Várias famílias que residem às suas margens estão permanentemente expostas a diversos riscos, causados pelas enchentes, esgoto e lixo. Durante o evento, todas essas questões serão discutidas.
Parceiros
Há sete anos, o COMUPRA e seus parceiros realizam esse evento e, para esta edição, além do CBH Rio das Velhas, existe também o apoio do Subcomitê do Ribeirão Onça (SCBH Ribeirão Onça). E, ainda do Projeto Manuelzão, Consórcio de Recuperação da Bacia da Pampulha, Projeto de Extensão da PUC Minas São Gabriel MeDH & Ação Comunitária, Rede de Intercâmbio de Tecnologia Alternativa, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (Fundação de Parques Municipais, Secretaria de Planejamento Urbano e SLU), o Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro), a COPASA, a Paróquia São Domingos de Gusmão, o Núcleo Integrado Cascatinha, o Programa Pampulha Viva, a Coca Cola – FEMSA, diversas Escolas Municipais de Belo Horizonte e Contagem e a Unidade Básica de Saúde Olavo Albino, dentre outras instituições.
Serviço
Evento: 7º. Deixem o Onça Beber Água Limpa – “Nosso Parque: que parque queremos?”.
Data: 13/06/2015 – SÁBADO
Horário: das 9h às 13h
Local: Rua Jornalista Abrahão Sadi, 380, Bairro Jardim Belmonte