- Este evento já passou.
8º Deixem o Onça Beber Água Limpa: Moradia digna com qualidade ambiental e água limpa
11/06/2016 ~ 08:30-12:30
O Conselho Comunitário Unidos pelo Ribeiro de Abreu (COMUPRA) realizará, no próximo sábado (11) o 8º Deixem o Onça Beber Água Limpa. O evento acontecerá a partir da 8h30, no Conjunto Ribeiro de Abreu. A iniciativa tem o objetivo de anunciar à comunidade as intervenções e investimentos projetados para a região, além de despertar a atenção do poder público, iniciativa privada, mídia e população para seu enorme potencial, promovendo e incentivando ações que levem à sua requalificação socioeconômica, ambiental e participativa.
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) é parceiro do evento e realizará uma mostra fotográfica com o intuito de mostrar a realidade das moradias localizadas na Bacia Hidrográfica do Ribeirão do Onça.
Este ano a temática é “Moradia digna com qualidade ambiental e água limpa”. O direito à moradia digna foi reconhecido e implantado como pressuposto para dignidade da pessoa humana com a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) e, foi recepcionado e propagado na Constituição Federal de 1988. O direito à moradia digna, quando efetivamente assegurado, é importante fator de inclusão social. Assim sendo, o Movimento Deixem o Onça Beber Água Limpa se une aos poderes públicos e à entidades da sociedade civil organizada na busca por soluções para cerca de 1.500 famílias que serão realocadas das áreas de risco para a construção do Parque do Onça.
Serão realizadas atividades culturais, de educação ambiental e lazer, de formação e informação, trilhas, oficinas e shows. Também será assinado o termo celebrado entre a COPASA e o COMUPRA oficializando a cessão do espaço onde ocorrera o evento para utilização e desenvolvimento de atividades comunitárias de cunho socioeconômico e ambiental durante os próximos anos.
Com a iniciativa, a comunidade pretende consolidar os encaminhamentos para o atendimento à antigas demandas da região, como a relocalização das famílias inseridas nas manchas de inundação do Ribeirão Onça, construção de um novo acesso ao Ribeiro de Abreu e bairros vizinhos por meio da implantação de uma ponte sobre o ribeirão, instalação do Parque ecológico do Ribeirão Onça, intercepção de todo o esgoto da região, além de iluminação e municipalização da MG-20, dentre outras.
O evento acontece no dia 11/06/2016 (sábado), na Rua Serra dos Órgãos, 335 – Conjunto Ribeiro de Abreu (em frente à Igreja Católica).