
- Este evento já passou.
Palestra “Educação Ambiental pela Brincadeira: Criação de EcoBrinquedos com Resíduos Sólidos”
11/03/2025 ~ 14:30-16:00
O Ambiente em Foco Virtual é um projeto de Educação Ambiental embasado por uma proposta educativo formativa, que tem como objetivo ser uma contribuição efetiva de Educação Ambiental que abranja e envolva a sociedade civil, com equidade de acesso e participação, e que possibilite a construção e difusão de novos conhecimentos. As formações são promovidas pela Gerência de Programas e Projetos Educacionais; vinculada à Diretoria de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte.
Elaborado e implementado no ano de 2020, a metodologia adotada consiste na realização de palestras mediadas por plataforma virtual ao vivo, o formato on-line permitiu a ampliação do público, do alcance geográfico e do escopo de atuação das atividades que desde 1994 vêm debatendo questões relevantes no âmbito da gestão ambiental no município de Belo Horizonte e em nível nacional e internacional.
Os temas do Ambiente em Foco Virtual são pautados em consonância aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, da Agenda 2030 da ONU, dos quais Belo Horizonte é signatária. As palestras abordam temáticas como Biodiversidade, Mudanças climáticas, Meio ambiente e Saúde, Ecologia Urbana, Arborização urbana, Agroecologia, Consumo, Sustentabilidade, Ecossistema, Crise Hídrica, Ar, Água e Vegetação.
“Educação Ambiental pela Brincadeira: Criação de EcoBrinquedos com Resíduos Sólidos,”
A infância é marcada pela brincadeira, e para a criança, brincar e aprender são processos que acontecem ao mesmo tempo. Nesse contexto, a educação ambiental pode ser potencializada por meio do lúdico, promovendo uma nova percepção sobre os resíduos sólidos. Esta palestra tem como objetivo sensibilizar educadores sobre a importância da reutilização de embalagens na criação de brinquedos. Ao transformar materiais descartáveis em objetos de diversão e aprendizado, amplia-se a vida útil desses resíduos, contribuindo para a formação de atitudes pró-ambientais de reaproveitamento e consumo consciente. A proposta valoriza o envolvimento emocional da criança no processo criativo, estimulando a autonomia, e a conscientização ambiental de forma efetiva e afetiva.
Palestrante: Luciana Queiroz Rodrigues Moreira, 25 anos de experiência no Magistério com Licenciatura em Geografia (PUC). Especialista em Educação Ambiental (UEMG). Agente Ambiental pela Secretaria do Meio Ambiente SMMA/ PBH e parceira do Programa de Educação Ambiental EcoEscola da Secretaria Municipal de Educação SMED/BH. Brinquedista e coordenadora do núcleo da ABBri – Associação Brasileira de Brinquedotecas em BH. Conteudista na Brincadeiras e Jogos. Estudiosa da Pedagogia Logosófica. Formadora de Educadores do Instituto Superatum. Coautora de 7 livros em Educação. Idealizadora da Brinquedoteca Itinerante Colônia do Brincar.
– Data: 11/03/2025 – Terça-feira.
– Horário: 14h30min às 16h00min
– Local: Plataforma virtual – o link para acesso a Sala onde ocorrerá a palestra será enviado por e-mail aos inscritos.
– A Inscrição deverá ser feita individualmente utilizando o Link: https://forms.gle/NKGadQWtfmLJLSu8A.
A confirmação de inscrição, as orientações para participação e o link para acesso da plataforma e sala virtual onde ocorrerá a palestra, serão enviados posteriormente por um e-mail do Ambiente em Foco Virtual.
Em caso de dúvidas, gentileza enviar e-mail para: ambienteemfoco@pbh.gov.br.