Nós estamos cheios de novidades e ansiosos para contar tudo para vocês. Na semana passada, lançamos a nova identidade visual do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) e uma nova plataforma do nosso site – tudo mais moderno, acessível e pensado para deixar a sua experiência com a gente ainda mais prazerosa. Agora, chegou a hora de lançarmos a nova revista Velhas, repaginada e de cara nova!
Entre 2014 e 2019, a Revista Rio das Velhas – publicação do CBH Rio das Velhas – levou informação e conhecimento a respeito dos temas centrais que perpassam o território a todos aqueles que aqui habitam. Foram um total de dez publicações, de periodicidade semestral, discutindo a problemática que envolve a recuperação de rios, os desafios de uma gestão participativa, a visão sistêmica de meio ambiente e a integração entre a conservação das águas e outras áreas de relevância para a sociedade.
Mas mudar significa também dar um passo à frente. Aprimorar-se. Evoluir. E, nessa busca contínua, a revista ganha nova cara em 2020.
A começar pelo nome: Velhas. O afeto, a história e o pertencimento pelo rio são transpostos, de forma diminuta, para o título da publicação, do jeito simples como o conhecemos e chamamos.
Peixe Dourado, símbolo da Bacia do Rio das Velhas
A paleta de cores absorve agora – em sintonia com a identidade visual de todo o Comitê – o amarelo, em referência ao peixe Dourado (Salminus franciscanus), eleito o símbolo da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas. A espécie nativa da bacia indica a boa qualidade da água e é reconhecida pela população como peixe nobre, lutador e bravio.
O planejamento editorial, a escolha das matérias, a diagramação e o projeto gráfico buscam também constituir um material ainda mais leve, palatável e acessível a todos os públicos da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas. Tudo isso sem deixar de ser crítico, politizado e, acima de tudo, engajado – características que tanto definem, há mais de duas décadas, este singular Comitê.
Nessa edição poderão ser conferidas reportagens sobre o projeto de privatização do saneamento no Brasil, agroecologia, os desafios do saneamento rural no país e na Bacia do Rio das Velhas, programas de Pagamento por Serviços Ambientais, os danos causados pelas enchentes e inundações no território durante o último período chuvoso e muitos outros assuntos.
Puxe uma cadeira, dê um gole no café e aprecie mais essa leitura!
Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiz Ribeiro