As ações do programa Revitaliza Rio das Velhas foram alinhadas pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) e Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), no dia 09 de outubro, em reunião realizada por videoconferência.
O Revitaliza possui três linhas de atuação e uma delas refere-se à melhoria da qualidade da água e redução da poluição/tratamento de esgotos. Em vista disso, a Copasa investe R$ 530 milhões, entre os anos de 2017 e 2022, em obras de saneamento nos municípios de sua concessão que fazem parte da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas.
“Apresentamos a nova diretoria do CBH Rio das Velhas as ações de saneamento em cada UTE [Unidade Territorial Estratégica] da bacia e vamos fazer uma proposta, até o final do mês de outubro, de uma forma de acompanhamento que permitirá mostrar os resultados alcançados após três anos de trabalho”, esclarece o membro do CBH Rio das Velhas e representante da Copasa, Nelson Guimarães.
As intervenções da companhia contemplam a ampliação da coleta, interceptação e tratamento de esgotos nos municípios onde possui concessão, além de promover ações de seus programas socioambientais, como o Pro-Mananciais, com mobilização, proteção e conservação de mananciais nos municípios.
A presidente do CBH Rio das Velhas, Poliana Valgas, afirma que a parceria entre Comitê e Copasa é importante para o avanço do saneamento na bacia. “A Copasa é nossa parceira no Revitaliza e apresentou as ações que já foram realizadas desde que firmou o programa com o CBH Rio das Velhas. A grande maioria dos municípios da bacia são de concessão da Copasa, por isso essa parceria é importante para o avanço do saneamento básico. O Revitaliza tem o objetivo de avançar no projeto de revitalização da bacia hidrográfica do Rio das Velhas considerando sua importância para o abastecimento da região Metropolitana de Belo Horizonte. A reestruturação e atualização das ações do programa fazem parte do plano de trabalho da nova diretoria do CBH Rio das Velhas”.
Para o secretário do CBH Rio das Velhas, Marcus Vinícius Polignano, o alinhamento foi positivo. “Nos atualizamos sobre o status das ações da Copasa dentro do Revitaliza. A intenção do Comitê é fazer uma prestação de contas para a sociedade sobre a pactuação e das ações que já foram realizadas para a revitalização da bacia do Rio das Velhas”.
O Programa Revitaliza Rio das Velhas é um pacto que foi firmado em 2017 entre o CBH Rio das Velhas, a Copasa, prefeituras integrantes da bacia, Fiemg (Federação das Indústrias de Minas Gerais), Instituto Espinhaço e o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da SEMAD (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) e IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas), em prol da conservação e revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas.
Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio
*Foto: Bianca Aun