Logo CBH Rio das Velhas

13º Encontro de Subcomitês do CBH Rio das Velhas será realizado em BH entre 26 e 28 de novembro

24/10/2025 - 9:50

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) promoverá, entre os dias 26 e 28 de novembro, o 13º Encontro de Subcomitês. Neste ano, o evento será realizado em Belo Horizonte, reunindo os coordenadores dos três segmentos que compõem os colegiados ligados ao CBH.


Realizado a cada ano em uma porção diferente do território, o Encontro de Subcomitês tem o objetivo de reunir os representantes das sub-bacias para aprimorar os processos da gestão participativa, trocar experiências e discutir ações prioritárias. Esses encontros se consolidam como espaços fundamentais para ampliar o diálogo entre os membros dos Subcomitês e aprofundar o conhecimento sobre o território e seus desafios socioambientais.

Este ano, o Encontro se alinha à campanha “Velhas Eu Faço Parte: Aprendizado que Revitaliza”, que busca legitimar a Educação Ambiental enquanto ferramenta de transformação social. A ideia é reforçar que é por meio do aprendizado contínuo e conjunto que conseguimos transformar a realidade, conectar pessoas e setores diferentes, ampliar as formas de enxergar o Rio das Velhas e seu valor, formar jovens e líderes que seguirão com esses ensinamentos, e renovar conceitos e práticas capazes de manter o rio e o seu entorno vivos.

Nesse contexto, o 13º Encontro de Subcomitês será uma oportunidade para apresentar e discutir programas e projetos de Educação Ambiental já desenvolvidos ou em desenvolvimento nos territórios das sub-bacias. O objetivo é potencializar iniciativas existentes e inspirar novas ações que envolvam a sociedade e fortaleçam a gestão participativa da bacia.

A confirmação da inscrição dos coordenadores se dará por meio do preenchimento de um formulário eletrônico, disponível neste link.

Transporte e hospedagem

Todo o evento será realizado no Hotel Quality Pampulha, em Belo Horizonte. Os participantes (três coordenadores de cada Subcomitê) serão acomodados em quartos coletivos. O hotel oferece toda a estrutura de roupa de cama, banho e alimentação.

Para o deslocamento até Belo Horizonte será oferecido transporte coletivo aos participantes que necessitarem. Para isso, é importante apresentar a demanda de transporte ao analista responsável pelo seu Subcomitê com antecedência.


PROGRAMAÇÃO

Local: Hotel Quality Pampulha (Av. Presidente Antônio Carlos, nº 7456 – São Luiz, Belo Horizonte/MG).

26/11 (quarta-feira)
14h – Visita técnica ao Córrego Bom Jesus (Grupo de Mobilização e Educação Ambiental e Sanitária – GMEA Pampulha)
17h30 – Chegada ao Hotel e recepção
18h30 – Abertura, apresentação da Diretoria
20h – Jantar

27/11 (quinta-feira)
7h às 8h – Café da Manhã
8h às 12h – Apresentação das ações dos Subcomitês
12h às 14h – Almoço
14h às 14h15 – Acordância dos participantes
14h15 às 16h30 – Discussão nos grupos de trabalho
Grupo 01 – Jogos e atividades lúdicas
Grupo 02 – Trilhas e visitas
Grupo 03 – Palestras e materiais educativos
16h30 às 17h – Coffee Break
17h às 19h – Apresentação das propostas
19h às 21h – Jantar
21h às 22h30 – Atividade cultural

28/11 (sexta-feira)
7h às 8h – Café da Manhã
8h30 às 11h – AkauANA: um jogo de conexão com as águas (ANA)
11h30 – Checkout
12h – Retorno


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social