14 nascentes da Bacia do Rio Itabirito são revitalizadas e parceiros apresentam resultados

14/07/2023 - 14:40

Na última quinta-feira (13), o Subcomitê Rio Itabirito junto a prefeitura de Itabirito e a Gerdau, oficializaram a conclusão do Projeto de Recuperação de Nascentes da Bacia do Rio Itabirito. O evento foi realizado no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – campus Itabirito e contou com a participação de técnicos e colaboradores das áreas envolvidas.


O projeto, iniciado em março de 2022, atendeu a sugestão da Câmara Técnica de Outorga e Cobrança (CTOC) do CBH Rio das Velhas, que, por sua vez, teve a execução da Siderúrgica Gerdau e a contratação de equipes do SENAI/ FIEMG e da Agência de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Paraopeba (ADESIAP). Ao todo, o projeto de recuperação contemplou um total de 14 nascentes, na qual todas passaram por ações de revitalização, cercamento, com mais de 4.000m de área, e plantio de 1.600 mudas em áreas de proteção ambiental. A iniciativa contou também com ações de educação ambiental nas escolas da região.

O secretário municipal de Meio Ambiente e coordenador do Subcomitê Rio Itabirito, Frederico Leite, ressaltou a importância do trabalho em prol da recuperação das nascentes do município. “Esperamos fomentar novas parcerias com a iniciativa privada que tragam resultados positivos para a preservação dos nossos mananciais”.

Segundo ele, ações como essa melhoram a qualidade ambiental das áreas urbanas e reforçam a noção de pertencimento por parte da sociedade. “Acho que o principal legado desse projeto, além das 1.600 mudas plantadas, e da recuperação de 4.000m de cercamento, é mostrar para a população que aquela é uma área que ela pode usar de uma maneira sustentável. Traz conforto térmico, qualidade de água e qualidade de vida para população do entorno”, afirmou.

A presidenta do CBH Rio das Velhas, Poliana Valgas, também destacou o fato de a articulação ter se iniciado “via recomendação da CTOC e que foi abraçada pela Gerdau. A empresa se dispôs a fazer esse projeto de recuperação de 14 nascentes e agora estamos aqui, colhendo resultados. Isso mostra que estamos no caminho certo e que precisamos aumentar as parcerias ao longo de toda a bacia”, disse Poliana.


Confira mais fotos do evento:


Na opinião de Francisco Lafetta, gerente geral de sustentabilidade da Gerdau, o Rio Itabirito é uma das grandes riquezas a ser preservada, pois a água é fonte da vida, um recurso natural essencial. “Contribuir para a preservação e revitalização dessas nascentes é motivo de muito orgulho para todos nós da empresa”, destacou Lafetta.

O evento contou também com o lançamento do Web Mapas, ferramenta de geoespacialização das ações ambientais no município de Itabirito. De acordo com a prefeitura, a ferramenta procura apresentar de forma rápida e democrática o cenário ambiental do município. Você pode acessar a ferramenta clicando aqui.


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: João Alves
*Fotos: João Alves