Câmara Técnica do CBH retoma rotina de reuniões por meio de videoconferência

13/05/2020 - 11:45

As reuniões ordinárias da Câmara Técnica de Educação, Mobilização e Comunicação (CTECOM) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) voltaram a acontecer, por meio de videoconferência, nesta quarta-feira (12). A pauta principal em discussão foi o Curso de Formação de Conselheiros que o colegiado planeja desde o início do ano, que tem como objetivo nivelar informações e orientar a atuação dos membros das diversas instâncias que compõem o Comitê– em especial os Subcomitês.

A partir de uma proposta elaborada por um Grupo de Trabalho, dois modelos metodológicos foram delineados: um em que dois conselheiros eleitos em seu Subcomitê viram multiplicadores para os outros conselheiros na própria região onde atuam; e outro que prevê a capacitação de todos os membros de todos os Subcomitês por um profissional ou grupo de profissionais.

“Foram apresentadas e discutidas duas propostas metodológicas e o conteúdo programático básico, que considera os aspectos histórico-institucionais do CBH Velhas e seus Subcomitês, o Sistema Estadual de Recursos Hídricos, o regimento interno dos Subcomitês, aspectos legais e instrumentos de gestão, o papel da equipe de comunicação e mobilização, e a análise e discussão de projetos hidroambientais já desenvolvidos no âmbito do CBH Velhas. Até o final do mês de maio, a CTECOM espera definir a proposta metodológica a ser aplicada, considerando os fatores pedagógicos, logísticos e financeiros, para que esta seja submetida às instâncias superiores e seja iniciado o procedimento administrativo que disponibilize um calendário de aplicação do curso”, explicou o presidente da Câmara Técnica, Edinilson dos Santos.

 Conselheiros fizeram leitura conjunta e análise das propostas

Edinilson lembrou também que foi no Encontro de Subcomitês de 2019 que essa demanda passou a ser oficial, quando referendada pelos participantes. “No início de 2020, a CTECOM assumiu o compromisso de estruturar o curso em parceria com a Agência Peixe Vivo e iniciou os trabalhos. Tomando por base uma formação semelhante ofertada pelo Subcomitê Arrudas, foi montado um grupo de trabalho que desenvolveu uma minuta, apresentada à câmara na reunião ordinária deste mês”.

Em meio ao contexto de isolamento social e suspensão das atividades presenciais do CBH Rio das Velhas, os membros da CTECOM também discutiram se a formação deveria assumir um caráter virtual – algo rechaçado num primeiro momento.

A próxima reunião da câmara técnica será no dia 26 de maio, quando os conselheiros deliberarão sobre qual proposta metodológica deverá prevalecer.

A CTECOM

As Câmaras Técnicas são colegiados formados a partir das instituições que compõem a Plenária do CBH Rio das Velhas. Elas refletem o modelo de organização paritário do Comitê e tem como finalidade discutir com o tempo e a dinâmica que julgam necessárias as discussões temáticas, técnicas e complexas.

A CTECOM (Câmara Técnica de Educação, Mobilização e Comunicação) é encarregada de acompanhar os processos de comunicação e mobilização que estão em andamento no âmbito do CBH Rio das Velhas e de seus parceiros, tendo como finalidade pensar as ações educativas e de comunicação a serem executadas em projetos e ações do CBH Rio das Velhas ou de projetos contratados pela agência.

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Produção: Luiz Ribeiro