Na última terça-feira (28), foi realizada a primeira de uma série de visitas institucionais que o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) irá promover às prefeituras de todos os municípios do território. O ponto de partida foi a cidade de Sete Lagoas, no Médio-Alto Velhas e a expectativa é percorrer todos os 51 municípios da bacia até abril. Participaram da reunião com o prefeito Douglas Melo a presidenta do Comitê, Poliana Valgas, a coordenadora do Subcomitê Ribeirão Jequitibá, Rose Calixto, além de técnicos das equipes de Mobilização Social e Educação Ambiental, e Comunicação.
O objetivo dos encontros é estreitar laços com os novos representantes do Executivo que estão assumindo a gestão para melhor trabalhar as demandas de cada território e apresentar o trabalho do Comitê. “Os municípios compõem a estrutura do Comitê de bacia e são extremamente estratégicos para qualquer tipo de articulação em prol de uma gestão ambiental responsável. Tudo acontece no território municipal. E tudo o que acontece num território acima afeta o município que está abaixo. Assim, a visão sistêmica de bacia hidrográfica e a integração a partir do CBH e seus Subcomitês se fazem ainda mais importantes”, explicou a presidenta do colegiado, Poliana Valgas.
A escolha do primeiro local de visita, o município de Sete Lagoas, tem uma intenção particular de sensibilizar a nova gestão para a importância do trabalho do Comitê e do Subcomitê Ribeirão Jequitibá sobre o estudo do Enquadramento do Rio das Velhas que está em andamento. Além disso, a visita também trouxe para o diálogo a questão da Cobrança pelo Uso da Água na bacia do Rio das Velhas e a importância de os usuários estarem adimplentes. É por meio da quantia coletada dos usuários que é possível realizar todas as ações de proteção das águas no território do Rio das Velhas.
A equipe do CBH Rio das Velhas foi recebida pelo novo prefeito da cidade, Douglas Melo, que afirmou seu comprometimento em dialogar com o Comitê e suas instâncias. “Se você se afastar dessas demandas, você está se afastando da região também, mas agora a gente tem a oportunidade de mudar isso. Nós não conseguimos consertar o que ficou para trás, mas a gente pode construir uma nova história. Então, dentro daquilo que tiver ao nosso alcance, vocês vão ter um parceiro para lidar com essas demandas”.
Veja mais fotos do encontro:
O Subcomitê Ribeirão Jequitibá, peça fundamental nas questões ambientais do município e região, esteve presente no encontro representado pela coordenadora, Rose Calixto. Ela destacou os pontos positivos e a importância dessa aproximação. “O Subcomitê sempre foi muito atuante, principalmente a sociedade civil, que não mede esforços para melhorar a qualidade da água e aumentar a sua capacidade em toda a Bacia. Essa aproximação do Subcomitê Ribeirão Jequitibá com o Poder Público pode facilitar muito e até mesmo solucionar problemas que existem no território. O objetivo é levar aos quatro cantos das cidades que fazem parte desse Subcomitê o trabalho que já foi feito, que está sendo feito e que ainda faremos com a ajuda de todos esses atores. Eu acredito que com a união e a participação ativa do poder público iremos melhorar a nossa qualidade de água e, consequentemente, a qualidade de vida de toda a população”, falou.
A ação reforça a atuação do CBH Rio das Velhas de uma gestão participativa e descentralizada, característica do Comitê. A expectativa é percorrer a extensão da bacia do Rio das Velhas e o desafio é grande, segundo Poliana. “O planejamento é iniciar por Sete Lagoas e subir. Vamos voltar para a nascente do Velhas em Ouro Preto, Itabirito e vir descendo até chegar à foz. Está sendo feito um planejamento em que a gente possa visitar três municípios por dia para otimizar e tentar fazer o máximo de visitas antes do nosso Encontro de Prefeitos e Prefeitas em abril. O que a gente espera no final disso tudo é que o município se aproxime mais do Comitê de Bacia e participe das instâncias de forma efetiva para que a gente possa fortalecer a gestão de recursos hídricos”, finaliza Poliana.
Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Yasmim Paulino
*Fotos: Paulo Vilela e Yasmim Paulino