
A Educação Ambiental compreende os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.
Sob essa perspectiva, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) lança a sua mais nova campanha de comunicação e mobilização social para 2025: ‘Velhas, Faço Parte: Aprendizado que revitaliza’. O objetivo é legitimar a Educação Ambiental enquanto ferramenta de transformação social, capaz de sensibilizar as pessoas sobre os problemas ambientais e estimular a participação cidadã.
Ao longo de todo o ano, a campanha buscará jogar luz sobre as muitas iniciativas de Educação Ambiental presentes na bacia, contribuindo para a criação e fortalecimento de parcerias interinstitucionais, apoios e alianças. A ação também visa criar e fortalecer o sentimento de pertencimento da população em geral sobre o Rio das Velhas e seus múltiplos afluentes, além de sensibilizar a comunidade sobre os principais impactos que o curso d’água enfrenta e a necessidade de revitalizá-lo.
A presidenta do CBH Rio das Velhas, Poliana Valgas, destacou o caráter agregador da iniciativa deste ano. “Acreditamos na potência da Educação Ambiental enquanto ferramenta de transformação social para a revitalização do nosso ambiente, dos nossos rios. Por isso, por meio da campanha deste ano, visaremos não somente contribuir para a sensibilização das pessoas, mas também agregar as muitas ações e parceiros da nossa bacia, de modo a caminharmos para um projeto coletivo e pragmático de recuperação do nosso Rio das Velhas”, disse.
Contexto
Ainda em 2024, o CBH Rio das Velhas aprovou o seu Plano de Educação Ambiental (PEA). Com um horizonte de planejamento de quatro anos (2024 a 2027), a iniciativa busca sensibilizar a comunidade inserida na bacia hidrográfica sobre questões que envolvem os principais fatores de pressão que impactam a qualidade ambiental do território e a necessidade premente de preservá-lo, visando a adoção de posturas socioambientalmente responsáveis em favor dos recursos naturais locais.
Intitulado Programa Velhas Vivo, o PEA indica como o Comitê pode se inserir e potencializar iniciativas de Educação Ambiental de alto impacto já em desenvolvimento, bem como caminhos para a execução direta de ações educativas ao longo da bacia.
Com o programa já em plena atividade, propõe-se que 2025 seja o ano da Educação Ambiental na Bacia do Rio das Velhas – com a realização de uma série de ações combinadas apontando para este mesmo objetivo.
Quer saber mais sobre o Plano de Educação Ambiental do CBH Rio das Velhas? Assista ao vídeo:
Aprendizado que revitaliza
“A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”. Essa frase de Albert Einstein, além de inspiradora, diz muito sobre o valor da educação e do aprendizado. Afinal, como todos sabem, a educação é uma parte fundamental da revitalização de nossos rios. E, com o Rio das Velhas, isso não é diferente.
Por isso, a proposta de comunicação parte da base “educar para revitalizar”, que nos parece essencial, para construir um conceito e uma linha criativa baseados no aprendizado. A ideia é utilizar a linguagem próxima, lembrando que aprendemos todos o tempo todo e que ensinar é uma via de mão dupla.
Daí surge o mote: “Velhas Eu Faço Parte: Aprendizado que Revitaliza”, que reforça que é por meio do aprendizado contínuo e conjunto que conseguimos transformar a realidade, conectar pessoas e setores diferentes, ampliar as formas de enxergar o Rio das Velhas e seu valor, formar jovens e líderes que seguirão com esses ensinamentos, e renovar conceitos e práticas capazes de manter o rio e o seu entorno vivos.
Uma mensagem relevante e que comunica diretamente, mesmo que em diferentes graus, com membros do CBH e Subcomitês, ribeirinhos, usuários de recursos hídricos, representantes do poder público dos 51 municípios da bacia e membros da sociedade civil organizada.
Confira mais peças da campanha:
A campanha
Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para os sérios problemas enfrentados pelo curso d’água, o Comitê instituiu o dia 29 de junho como o Dia Oficial do Rio das Velhas. A criação de uma data comemorativa para o Rio das Velhas no dia em que se comemora o Dia de São Pedro, guardião das chuvas e santo dos pescadores, é uma estratégia que marca para sempre a importância do rio na vida de milhares de pessoas e contribui para mobilizar a sociedade em prol de sua revitalização. 29 de junho, Dia Oficial do Rio das Velhas, foi instituído pelo Comitê e coloca o Velhas para sempre no calendário brasileiro de eventos.
Assim, anualmente, em torno da data, o CBH desenvolve uma campanha institucional de comunicação social com o objetivo de visibilizar um tema de relevância para o contexto de proteção do rio, e que seja abraçado pela comunidade da bacia hidrográfica de forma geral.
A partir do macro tema ‘Velhas, Eu Faço Parte’, que suscita o pertencimento e a participação em prol das águas, já se trabalhou em anos anteriores a luta pela universalização do saneamento, a reinserção da revitalização do Rio das Velhas na agenda política do Estado, a importância da Cobrança pelo uso da água e dos usuários estarem em dia com esta taxa, dentre outros.
A campanha deste ano, ‘Aprendizado que Revitaliza’, contará com um hotsite específico, com todo o conteúdo produzido dentro do tema deste ano. Além disso, matérias especiais serão divulgadas aqui no site do CBH Rio das Velhas e nas redes sociais do Comitê, quatro podcasts e um boletim informativo impresso serão produzidos, e brindes e peças diversas serão distribuídos em eventos por toda a bacia.
O mote deste ano guiará, também, os principais eventos promovidos pelo Comitê em 2025: Semana Rio das Velhas, Diálogos Regionais da Bacia e Encontro de Subcomitês.
Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Foto: Fernando Piancastelli