Oficialmente a partir desta quinta-feira (30), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) passa a ter assento no Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas (Comclima-BH), instituído pela Prefeitura de Belo Horizonte. A participação do CBH foi confirmada com a publicação, no Diário Oficial do Município, do decreto que define a composição do novo colegiado.
Criado por lei em dezembro do ano passado, o Comclima-BH é responsável por coordenar políticas públicas de sustentabilidade e enfrentamento aos efeitos do aquecimento global na capital mineira. O grupo reúne representantes de secretarias municipais, instituições de ensino, conselhos profissionais e entidades da sociedade civil, além de convidados de órgãos estaduais como a Cemig, Copasa, Gasmig e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente. O comitê será coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e seus integrantes terão mandato de dois anos, sem remuneração.
Entre as atribuições do Comclima-BH estão estimular o uso de energias renováveis, ampliar áreas verdes, promover reciclagem e compostagem, além de desenvolver projetos de eficiência energética e aproveitamento de biogás. O colegiado também pretende incentivar ações educativas e campanhas de conscientização sobre sustentabilidade e mudanças climáticas, podendo criar grupos de trabalho temáticos para elaborar planos e estratégias de adaptação.
Para o presidente do CBH Rio das Velhas, Valter Vilela, o convite reforça a relevância da atuação do colegiado na promoção de uma gestão ambiental integrada. “Ao designar o CBH Rio das Velhas como membro desse comitê, a Prefeitura de Belo Horizonte reconhece a importância do nosso colegiado para o município”, destacou.
Segundo ele, a participação do CBH poderá fortalecer as ações locais de enfrentamento à crise climática, especialmente no que diz respeito à gestão dos recursos hídricos. “Acredito que o CBH Rio das Velhas pode contribuir para minimizar os efeitos das mudanças climáticas ao promover a gestão sustentável das águas, recuperando e preservando as nascentes, recuperando os cursos de água, incentivando a preservação das matas ciliares e o reflorestamento e o uso racional dos recursos hídricos.”
O presidente também ressaltou o alcance territorial do CBH, presente em diversos municípios da bacia, como um diferencial importante para articular ações conjuntas. “Vejo o CBH Rio das Velhas como um indutor estratégico para mitigar os efeitos das mudanças climáticas, face a sua capilaridade na bacia.”
Com a nova atribuição, o CBH Rio das Velhas deverá indicar formalmente um representante titular e um suplente para participar das reuniões e atividades do Comclima-BH. A presença do CBH no colegiado municipal reforça a integração entre as políticas de recursos hídricos e de adaptação climática, ampliando a cooperação entre os diferentes níveis de gestão ambiental em Belo Horizonte e na bacia do Rio das Velhas.
Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiz Ribeiro
*Foto: Leo Boi
