Ao longo do mês de agosto, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) irá promover uma série de webinários sobre temas de relevância para o contexto de proteção do território e governança das águas. Com a participação de especialistas e da comunidade espalhada pela bacia, cada semana do mês de agosto contará com um webinário. As atividades serão realizadas no final das tardes, conforme programação, no canal do CBH Rio das Velhas no YouTube.
Confira a programação:
08/08 (terça-feira), às 18h30 – Webinário Fogo: Ecologia, prevenção e combate
Ano a ano, as queimadas em áreas naturais causam grandes prejuízos sociais e ambientais no Brasil. O controle, o combate, a prevenção e mesmo o conhecimento a respeito das queimadas necessitam da alocação de muitos recursos humanos e financeiros. Todos os anos são gastos montantes de recursos públicos e privados para se evitar e combater grandes queimadas, que se intensificam muito durante o período mais seco – porém a situação parece não mudar e, em alguns casos, há a sensação de piora.
Em meio a esse contexto, o CBH Rio das Velhas reúne especialistas no assunto e promove o webinário ‘Fogo: Ecologia, prevenção e combate’. O objetivo é jogar luz e discutir o porquê de o fogo ocorrer em determinadas regiões, quais são os seus impactos em diferentes áreas e como o poder público e a sociedade civil estão se organizando e se mobilizando frente à esta questão.
O webinário será composto por três diferentes e complementares momentos:
Ecologia do Fogo
(Leonardo Cotta Ribeiro – Biólogo, Mestre em Ecologia, Mobilizador social do CBH Rio das Velhas)
Competências e estrutura do IEF no Manejo Integrado do Fogo
(Rodrigo Bueno Belo – Arquiteto e urbanista, Gerente de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais do IEF – Previncêndio)
De olho no fogo: o papel das brigadas no combate aos incêndios
(Cristiano Reis – Brigadista Florestal Voluntário, Coordenador da Guardiões da Serra)
Mediação: Maria Honorina Rocha (Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato/IEF e Subcomitê Ribeirão Jequitibá)
16/08 (quarta-feira), às 19h – Webinário Turismo de Base Comunitária na Bacia do Rio das Velhas
O Turismo de Base Comunitária (TBC) é o tipo de turismo no qual a comunidade organiza e presta serviços para os visitantes. A ideia por trás desse conceito é promover um turismo mais justo, que coloque a população local no protagonismo em todas as etapas e leve em consideração a sustentabilidade social e ambiental das atividades. O movimento vem crescendo nos últimos anos, inclusive na Bacia do Rio das Velhas, mas enfrenta uma série de desafios ligados a como construir e implementar uma política pública de identificação, incentivo e fortalecimento do patrimônio histórico-cultural e de promoção do TBC para o desenvolvimento sustentável.
Nesse contexto, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas reúne quatro especialistas com larga experiência na área que nos ajudarão a compreender e debater os desafios e oportunidades do turismo de base comunitária, do empreendedorismo e o papel do município na sua implementação.
O webinário será composto por três diferentes e complementares momentos:
Trabalho em rede e o efeito multiplicador do TBC na valorização do patrimônio cultural e ambiental
(Luciana Priscila do Carmo – Turismóloga, Mestre em Geografia, Educadora Socioambiental e Patrimonial)
Andarilho da Luz: práticas e olhares TBC
(Marcus Pavani – Andarilho, viajante, empresário e condutor de caminhadas na natureza)
A experiência da comunidade rural de Extrema no desenvolvimento do TBC
(Alessandra Lopes Calvão – Bióloga, educadora popular e mobilizadora social)
Mediação: Priscila Rios Martins (Macaúba Desenvolvimento Local e Subcomitê Rio Cipó)
22/08 (terça-feira), às 18h30 – Webinário Povos Originários da Bacia do Rio das Velhas: o Uaimií
Em 1500, quando os portugueses invadiram o Brasil, havia aqui cerca de 3 milhões de indígenas, segundo dados da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas). De lá para cá, a história dos povos originários no país está marcada pelas mais diversas formas de violência. Segundo o último censo promovido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano passado, esse número reduziu para 1 milhão e 600 mil pessoas.
Na Bacia do Rio das Velhas, e em Minas como um todo, a história não é diferente do resto do país. Para entender esse processo de apagamento vivido e a luta de povos que se negaram a desaparecer, e hoje estão em franco processo de resgate étnico, o CBH Rio das Velhas promove o webinário ‘‘Povos Originários da Bacia do Rio das Velhas: o Uaimií’.
O webinário será composto por três diferentes e complementares momentos:
Retomada e ressurgência do que nunca deixamos de existir
(Danilo Campos – Cacique Borum-Kren e membro do Subcomitê Nascentes)
Territórios Ancestrais – direito à memória e à resistência
(Alenice Baeta – Historiadora e Arqueóloga)
Nação Kaxixó na luta pela terra e pelo rio
(Liderjane da Mata – Líder Kaxixó)
Mediação: Marcia Spyer (professora aposentada da FAE/UFMG)
29/08 (terça-feira), às 18h30 – Webinário CBH Rio das Velhas 25 anos: avanços, desafios e perspectivas
Em 2023, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas completa 25 anos de atuação. Considerados um dos mais estruturados CBHs do país, o colegiado é reconhecido pela implementação e robustez de seus instrumentos de gestão e gerenciamento dos recursos hídricos e pela sua estrutura de gestão descentralizada, com Subcomitês atuando de forma consultiva em sub-bacias.
Nesses 25 anos, o CBH Rio das Velhas foi de fundamental importância para impulsionar avanços e chamar a atenção para a situação do rio. Ainda assim, muitas conquistas não foram alcançadas – o que o rio reflete a todos continuamente.
Para debater sobre os avanços, desafios e conquistas não alcançadas nessas mais de duas décadas, bem como projetar o futuro e as novas lutas a serem travadas, o próximo webinário da série ‘Agosto: mês do conhecimento’ é sobre os 25 anos do CBH Rio das Velhas. Representantes de cada segmento que compõe o Comitê – poder público municipal, poder público estadual, usuários de água e sociedade civil – falarão sofre os desafios à luz da participação de cada setor.
O webinário será composto por quatro diferentes e complementares momentos:
Avanços, desafios e perspectivas: os municípios no CBH Rio das Velhas
(Poliana Valgas – Presidenta do CBH Rio das Velhas, Secretária de Meio Ambiente de Jequitibá)
Avanços, desafios e perspectivas: a sociedade civil no CBH Rio das Velhas
(Procópio de Castro – ADAO / Instituto Guaicuy)
Avanços, desafios e perspectivas: o Estado no CBH Rio das Velhas
(Ênio Resende – Ex-conselheiro pela Emater)
Avanços, desafios e perspectivas: os usuários de água no CBH Rio das Velhas
(Heloísa França – SAAE Itabirito)
Mediação: Marcus Vinícius Polignano (Secretário do CBH Rio das Velhas / Instituto Guaicuy)
Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social