CBH Rio das Velhas se faz presente, mas não vê visão sistêmica no 8º Fórum Mundial da Água

21/03/2018 - 12:10

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), Marcus Vinícius Polignano, também se fez presente no 8º Fórum Mundial da Água – evento global de discussões em torno do uso de recursos hídricos no planeta, que ocorre em Brasília, entre 17 e 23 de março. “Estamos aqui representando o Comitê trazendo a luta pela revitalização do rio, que é a nossa grande batalha. Porque a questão da água, no nosso ponto de vista, só existe dentro de um território de bacia hidrográfica”, disse Polignano em visita ao estande do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).

Em relação à programação do Fórum Mundial da Água, o presidente disse haver discussões muito restritas à água enquanto fonte de produção, como abastecimento humano e de grandes centros urbanos. “A gente não vê verdadeiramente uma preocupação da água como uma fonte essencial de vida, de biodiversidade, e portanto dotada de um território. O território aqui é deslocado dessa discussão de bacia hidrográfica”, disse.

O presidente do CBH Rio das Velhas disse não haver uma visão sistêmica relacionada ao conceito de água e de bacia no evento. “Bacia hidrográfica é muito mais do que só abastecimento humano. Diz da manutenção de um ecossistema vivo, não é só um sistema de reservação. Diz também de uma preocupação de manter rios vivos, que permitam às pessoas ter contato com ele, além da possibilidade de se ter biodiversidade e vitalidade nessa perspectiva de vida”, concluiu.

 Da esquerda para a direita: Inajá Sousa, professor da UFS (Universidade Federal de Sergipe); Melchior Nascimento, membro do CBHSF; Marcus Vinícius Polignano, presidente do CBH Rio das Velhas; Ana Cristina Silveira, diretora de Integração da Agência Peixe Vivo; Rogério Sepúlveda, assessor da Diretoria de Operação Metropolitana da Copasa; e Rodrigo de Angelis, diretor da TantoExpresso e coordenador dos Programas de Comunicação Social do CBH Rio das Velhas e CBHSF.

A água no centro dos debates

O Fórum Mundial da Água é considerado o maior evento global sobre o tema água e é organizado pelo Conselho Mundial da Água, uma organização internacional que reúne interessados no assunto e tem como missão “promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos relacionados à água para facilitar a sua conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente, em todas as dimensões, com base na sustentabilidade ambiental, para o benefício de toda a vida na terra”.

O evento vai até o dia 23 de março e a expectativa dos organizadores é que 35 mil pessoas compareçam ao evento.


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br