
Os presidentes dos Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios das Velhas (CBH Rio das Velhas), Pará (CBH do Rio Pará) e Paraopeba (CBH Paraopeba), juntamente com a diretoria da Agência Peixe Vivo, reuniram-se para alinhar estratégias de participação conjunta em eventos de relevância nacional. O principal objetivo é promover a integração entre os Comitês e apresentar suas experiências e iniciativas no 2º Fórum Brasil das Águas, que ocorrerá em maio, na cidade de João Pessoa (PB).
Durante a reunião, os representantes deram ideias sobre a montagem de um estande compartilhado, onde serão expostos casos de sucesso e estratégias de preservação adotadas em Minas Gerais. A proposta busca ampliar a visibilidade dessas iniciativas e incentivar a troca de conhecimentos entre Comitês de diferentes regiões do país, destacando a importância dessas três bacias, grandes afluentes do Rio São Francisco.
Poliana Valgas, presidenta do CBH Rio das Velhas, ressalta que essa ação conjunta representa um projeto piloto para dar maior projeção às atividades dos três colegiados. “Nosso objetivo é divulgar as experiências bem-sucedidas, fortalecer parcerias e criar um espaço de integração e articulação em prol das águas”, afirma.
A participação no evento contará com um estande interativo, onde serão apresentados materiais gráficos e informativos sobre as iniciativas de preservação, além de atividades dinâmicas e jogos que proporcionarão maior engajamento do público. Essa abordagem busca fortalecer a interação entre os diversos setores presentes no evento, promovendo a troca de conhecimentos sobre a gestão dos recursos hídricos e estimulando novas parcerias.
Veja mais fotos:
Para Túlio de Sá, presidente do CBH do Rio Pará, a articulação entre CBHs é fundamental para superar desafios e expandir oportunidades. “Muitos comitês atuam de forma isolada, focados apenas em suas respectivas bacias. Com essa iniciativa, conseguimos participar de eventos que, individualmente, seriam inviáveis. Isso fortalece a nossa atuação e permite a troca de experiências com outros Comitês”, explica.
Além de ampliar a presença em eventos, essa integração favorece a implementação de projetos conjuntos que beneficiam múltiplas bacias hidrográficas. Túlio reforça que pensar coletivamente na gestão dos recursos hídricos resulta em soluções mais eficazes e sustentáveis. “Ao invés de desenvolver projetos isolados, podemos estruturar iniciativas conjuntas que gerem impactos positivos para todas as bacias envolvidas, fortalecendo a gestão das águas e promovendo uma atuação mais eficiente na preservação dos recursos hídricos”, conclui.
Heleno Maia Santos, presidente do CBH Paraopeba, destaca a importância da colaboração entre as três bacias, fundamentais para o abastecimento hídrico da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Segundo ele, a participação conjunta no evento fortalecerá a cooperação entre os Comitês e ampliará a conscientização sobre a necessidade de uma gestão integrada dos recursos hídricos, contribuindo para a segurança hídrica e a preservação ambiental.
O 2º Fórum Brasil das Águas será realizado entre os dias 05 e 09 de maio, no Centro de Convenções de João Pessoa.
Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: João Alves
*Foto: João Alves