Na última terça-feira (17), a presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), Poliana Valgas, acompanhada de representantes da Agência Peixe Vivo, assinou um contrato de serviços que prevê a unificação do gerenciamento dos programas educacionais e ambientais desenvolvidos ao longo da bacia. A empresa contratada irá prestar apoio ao gerenciamento dos programas em execução, otimizando processos internos e servindo como uma extensão do corpo técnico da Agência Peixe Vivo.
Desde a implementação dos recursos da cobrança na bacia hidrográfica do Rio das Velhas, diversas demandas espontâneas têm sobrecarregado consideravelmente a estrutura administrativa da Agência Peixe Vivo. A fim de otimizar a aplicação dos recursos para os programas já em execução e reduzir custos e esforços administrativos, o CBH Rio das Velhas, via o ato convocatório Nº 005/2023, assinou o contrato de gestão nº 001/ IGAM/ 2022 com a empresa Água e Solo – Estudos e Projetos.
A presidenta do CBH Rio das Velhas, Poliana Valgas, compreende que esse compartilhamento de gerência irá beneficiar como um todo os projetos que estão em desenvolvimento na bacia e ainda dará mais impulso para o Plano Diretor da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (PDRH Rio das Velhas). “Esse suporte será importante para dar agilidade e eficiência aos processos internos, até porque são quatro grandes programas que demandam esforços e atenção diferentes. Todo o Comitê, a Agência Peixe Vivo e a bacia do Rio das Velhas serão beneficiados com o contrato”.
A Diretora-Geral da Agência Peixe Vivo (APV), Elba Alves, ressalta a importância de haver uma equipe acompanhe os processos e programas no local em que estão sendo realizados. “A empresa presta um serviço in loco, então essa gerenciadora dará um fôlego maior para que a agência possa trabalhar em outras frentes, sabendo que existe in loco uma empresa que está supervisionando o trabalho que está sendo executado. É uma extensão da Agência Peixe Vivo. Isso nos dá muito mais tranquilidade, porque sabemos que a execução in loco, em campo e os demais trabalhos técnicos elaborados no escritório, estão sendo bem realizados. Esse é um dos pontos fundamentais da contratação da gerenciadora”, explicou a diretora geral.
Reunião na última terça marcou assinatura do novo contrato
O escopo de atuação da empresa contratada contempla o apoio ao gerenciamento técnico dos quatro programas do CBH Rio das Velhas. São eles, Conservação Ambiental e Produção de Água (2021); Saneamento Rural (2022); Educação Ambiental (2023); e o Programa de Nascentes e Mananciais Urbanos (2024). Portanto, a gestão descentralizada facilitará a implementação do Plano Diretor da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (PDRH Rio das Velhas) ao longo de toda a bacia.
Entre os objetivos específicos do programa assinado, estão o acompanhamento local da implementação dos programas em desenvolvimento na bacia do Rio das Velhas, prestar suporte técnico à Agência Peixe Vivo e participar de reuniões das Câmaras Técnicas, Grupos de Trabalho e outras instâncias do CBH Rio das Velhas. A contratada também irá colaborar com a fiscalização das obras em campo, bem como na elaboração de Termos de Referência, Orçamentos, Manuais Operativos e Pareceres Técnicos.
As cidades de Belo Horizonte, Ouro Preto, Caeté, Santana do Riacho, Várzea da Palma, Jaboticatubas, Congonhas do Norte e Diamantina serão completadas pelo atendimento in loco da empresa contratada. Ao todo, serão oito profissionais, com formação técnica e de nível superior, que serão implementados na equipe chave.
O contrato possui a vigência de 12 meses e após a finalização do prazo, o mesmo poderá ser renovado.
Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: João Alves
*Fotos: Divulgação – APV