Ouro Preto, fonte de arte, cultura e tradição, chama a atenção de turistas de todos os cantos do mundo. É cercada pelas belas paisagens da Serra do Espinhaço, que dividem as águas que correm para os rios das Velhas e Doce.
Consta que os primeiros bandeirantes chegaram na região por volta do final do século XVII, sendo que o primitivo arraial tomou grande impulso em meados dos anos de 1700 com a exploração dos recursos naturais, principalmente o ouro de alto quilate. Poucos anos depois, o local ganhou o nome de ‘Vila Rica’.
Foi lá que aconteceu um dos maiores acontecimentos da história brasileira: a Inconfidência Mineira. O movimento tinha o principal objetivo de tornar Vila Rica independente do domínio da Coroa Portuguesa, a qual explorava a economia local.
Joaquim José da Silva Xavier, apelidado de ‘Tiradentes’, era um dos principais simpatizantes do movimento. Pouco depois, a conspiração foi reprimida levando Tiradentes à morte e sua sentença executada publicamente em 21 de abril de 1792.
Assim, o Dia de Tiradentes comemorado em 21 de abril é em honra ao herói mineiro que lutou pela liberdade e ideais de seu povo. Como já dito por Cecília Meirelles, “liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta: não há ninguém que explique e ninguém que não entenda”, em referência ao movimento mineiro.
Mais informações:
Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br