Integrantes da Câmara Técnica de Educação, Comunicação e Mobilização (CTECOM) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) participaram, na última quarta-feira (10), de uma reunião na Estação Ecológica da Universidade Federal de Minas Gerais (EECO-UFMG), em Belo Horizonte, com representantes da instituição. Durante o encontro, foi discutida a possibilidade de uma parceria para a realização de um evento voltado à Educação Ambiental, previsto para ocorrer na Estação.
A Estação Ecológica da UFMG, além de ser uma das maiores áreas protegidas da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), possui uma localização estratégica. Situada na sub-bacia do Ribeirão Onça, abriga atividades de pesquisa, extensão e Educação Ambiental que contribuem diretamente para a preservação de áreas verdes e dos recursos hídricos locais. A atuação da instituição ultrapassa os muros da universidade e envolve também a comunidade, por meio de ações que aproximam e engajam o público em geral.
O apoio aos projetos de Educação Ambiental da EECO-UFMG está entre os objetivos da parceria entre a CTECOM e a Estação Ecológica. Durante a reunião, a diretora da instituição, Maria Auxiliadora Drumond, apresentou aos conselheiros a proposta de realização do Festival de Educação Ambiental, previsto para ocorrer entre fevereiro de março de 2026. Com o suporte do CBH Rio das Velhas, ela planeja um evento com oficinas, feira agroecológica, apresentações teatrais, o lançamento do livro ‘Brincar de um mundo novo: práticas de educação ambiental’ e diversas outras atividades temáticas. A viabilidade do projeto foi debatida com os conselheiros e seguirá agora para análise da diretoria do Comitê.
Veja mais fotos:
A diretora da Estação Ecológica da UFMG ressaltou a importância da parceria entre as instituições para fortalecer ações: “Fazer um festival de Educação Ambiental, unindo esforços de diferentes instituições, é muito importante porque a gente consegue agregar as diferentes iniciativas. A ideia é transformar as pessoas e incentivá-las a trabalharem com esse tema, que é tão importante para a conservação da natureza”, contou.
Ainda na reunião foram realizados os informes sobre a 2ª Oficina sobre Produção Rural Sustentável no âmbito do PEA do CBH Rio das Velhas, realizada em Pirapora no dia 09 de dezembro, e sobre o 13º Encontro de Subcomitês, realizado em Belo Horizonte entre os dias 26 e 28 de novembro.
Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Lóla Luvizoto
*Fotos: Lóla Luvizoto
