
Na manhã desta segunda-feira (14), foi realizada de forma on-line mais uma reunião do Convazão (Grupo Gestor de Vazão do Alto Rio das Velhas). O encontro reuniu representantes de diferentes instituições que atuam na gestão hídrica da bacia, com foco no monitoramento contínuo da situação hidrológica, especialmente neste período de estiagem.
Durante a reunião, os dados apresentados pela mineradora AngloGold Ashanti mostram que os reservatórios do Sistema Rio de Peixe se encontram atualmente com 53% do volume útil total. “No último mês, foi registrada uma redução de 1% nesse volume, o que, segundo os técnicos, é uma perda esperada para o período seco do ano”, informou Weider de Oliveira, representante da empresa. Ele acrescentou ainda que a defluência dos reservatórios – ou seja, a vazão liberada para jusante – tem oscilado entre 1,8 m³/s e 2,0 m³/s, mantendo-se dentro dos padrões operacionais adotados em função da atual situação hídrica.
Outro ponto discutido foi a captação realizada pela Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) na Estação de Bela Fama, em Nova Lima. Entre os dias 3 e 9 de julho, a captação oscilou entre 7,53 m³/s e 8,15 m³/s. De acordo com Sérgio Pacheco, representante da companhia, essa variação é normal e ocorre de acordo com a demanda de consumo da população atendida.
O grupo reforçou a importância do monitoramento frequente, especialmente no contexto atual de seca, e seguirá acompanhando de perto os indicadores hidrológicos da bacia. A próxima reunião do Convazão está marcada para o dia 4 de agosto.
O grupo
Liderado pelo CBH Rio das Velhas, o Convazão reúne representantes da Copasa, Cemig, SAAE (Serviço Autônomo de Saneamento Básico) de Itabirito e IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas), além das mineradoras Vale e Anglogold Ashanti, que possuem barramentos de água na região do Alto Rio das Velhas, para pensar soluções para a segurança hídrica da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Saiba mais sobre o trabalho do Convazão:
Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio
*Foto: Bianca Aun